Eu amo receitas de família, aquelas clássicas, que repetimos mil vezes, por anos a fio. São definitivamente as melhores. Mas a gente não vive só de comida clássica, né? De vez em quando, gosto de incluir novas criações no meu repertório. Este ano teve terrine de bacalhau, barriga de porco e bolo de cenoura da minha tia, que, tenho certeza, estarão na minha mesa novamente na Páscoa do ano que vem!
TERRINE DE BACALHAU
- 300g de bacalhau cozido em azeite desfiado (perfeito usar o que sobrou do almoço da sexta-feira santa)
- 100g de maionese
- 50g de cream cheese
- 50g de alcaparras
- 25g de salsinha picada
- páprica doce, pimenta do reino moída na hora e flor de sal a gosto
- torradas para servir
Misture todos os ingredientes e coloque em uma forma de bolo inglês. Leve à geladeira por pelo menos 6h antes de servir, o ideal é uma noite inteira. Sirva com torradinhas.
PANCETTA SUÍNA (barriga de porco)
- uma peça de barriga de porco
- mostarda amarela
- páprica doce
- pimenta do reino moída na hora
- vinagre de vinho branco
- sal fino
Tempere a barriga de porco na noite anterior com todos os ingredientes, à gosto. Coloque já na fora que irá assar, cubra com papel alumínio e deixe descansar por 12 horas. No dia seguinte, pré-aqueça o forno a 160 graus e asse a peça coberta com o papel alumínio por 2 horas. Suba a temperatura para 200 graus, ligue o grill se tiver e retire o papel alumínio, para “pururucar” a pele, por 30 minutos. Sirva em seguida!
BOLO DE CENOURA (da minha tia Deni)
- 3 cenouras descascadas e picadas
- 1 xícara de óleo
- 4 ovos inteiros
- 1 1 /2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 1 pitada de sal
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Bata no liquidificador as cenouras, óleo, ovos e açúcar até formar um creme homogêneo. Em uma tigela, mistura a farinha, fermento e sal. Junte o creme de cenouras com os secos. Despeje em uma forma untada com manteiga (eu usei essa de coelho) e asse por 40 minutos ou até espetar um palito e ele sair limpo.
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 4 colheres de sopa de chocolate em pó
- 2 colheres de sopa de leite
- 1 colher de manteiga
Misture tudo em uma panela pequena, em fogo baixo. Jogue sobre o bolo e esperar esfriar, é aquele tipo de cobertura que endurece, sabe?
Espero que todos vocês tenham tido uma Páscoa deliciosa, mesmo longe das pessoas que amamos, mas com os corações cheios de amor e as barriguinhas cheias de gostosuras!
Com carinho,
Bruna Leite