A formação completa, chamada Diplome de Cuisine, é feita em três módulos: Cuisine de Base, Intermédiaire e Supérieure. Estou fazendo o primeiro módulo em formato intensivo. Isso significa aulas seis dias por semana, com carga horário de 9 à 12 horas por dia. A mesma formação existe para quem prefere os doces, e se chama Diplome de Patisserie. Os módulos são constituídos por 30 lições, cada uma dura 6 horas e é feita em duas partes. A primeira parte, com duração de aproximadamente 3 horas é a aula demonstrativa. O chef prepara a receita, passando as técnicas que serão utilizadas e cada um é responsável por anotar os modos de preparo. Recebemos apenas a lista de ingredientes.
Primeiro dia na Le Cordon Bleu
45
Bom, o primeiro dia foi na semana passada, mas só agora consegui escrever sobre ele com calma. Vocês já vão entender porque… Como já disse em um outro post, a escola Le Cordon Bleu fica no 15o Arrondissement em um prédio com mais de 100 anos. É o mesmo lugar que a Julia Child estudou, se alguém estiver imaginando…
Ao final da demonstração, cada aluno recebe um pequeno prato com o que o chef preparou. É a hora de prestar atenção nas cores, texturas e sabor para reproduzir o mais fielmente possível. Essa foto aí de cima é da primeira receita, Potage Cultivateur (que nada mais é do uma uma sopa de legumes, mas eles têm que ser cortados milimetricamente iguais). E aí vem a segunda parte, mais 3 horas cozinhando a receita demonstrada. Cada um tem seu fogão, sua bancada e seu kit com várias facas, utensílios e tudo o que você possa imaginar. Desde balança de cozinha até imã para prender as anotações no alto da bancada.
Ao final, o chef da prática prova o prato de cada aluno e dá uma nota (que não ficamos sabendo). Ah e tudo isso sempre com o uniforme completo e impecavelmente branco… As técnicas são francesas, mas o regime é alemão!
Obs.: não poderei reproduzir receitas aqui, infelizmente. A escola tem uma política bem restritiva.
postagem anterior