Quem me acompanha no Instagram ou no Facebook já sabe que em Julho eu fui para o Japão! Passei 10 dias por lá, entre Tokyo e Kyoto. Comi muito, aprendi muita coisa e trouxe mais coisas ainda! Ao longo dessa semana, teremos vários posts relacionados com o Japão, aguardem!
Bom, logo depois que voltei de viagem, eu estava empolgadíssima para colocar em prática tudo que ví e aprendi por lá. E também para usar os 5kg de ingredientes que eu trouxe na mala… Aí foi só escolher as vítimas: o marido, lógico, e um casal de amigos muito queridos que adora uma novidade:
Arrumei os lugares na bancada da sacada e fui preparando os sushis na frente deles (me sentindo a “sushiwoman”!). Para comecar, três clássicas entradinhas, todas servidas ao mesmo tempo, no maior estilo japonês:
O pepino em conserva de vinagre, açúcar e semente de gergelim:
A sopinha misoshiro, que na minha versão não tem tofu, mas sim vôngoles. Fica muito boa, tanto que até meu marido que nunca toma a misoshiru no restaurante, tomou dois potinhos! Amanhã a receita estará aqui no blog, tá?
E uma beringela confitada no missô:
Depois veio um pratinho de sashimi de salmão e atum, cortados por mim, então, não reparem a irregularidade… Digamos que cortar várias peças exatamente iguais não é meu forte… Ah acompanhou uma conserva de gengibre!
Aí, com a barriga de todos devidamente “forrada”, começaram as criações! Mas já para esclarecer. Fui fiel aos costumes japoneses, portanto, nada de cream cheese. Só maionese! Trouxe a maionese do Japão, mas descobri que vende aqui na Liberdade e na Casa Santa Luzia. O primeiro é um hosomaki de maionese e ovas de salmão (um dos mais simples mas mais gostosos, acho que fiz umas três rodadas):
Depois hosomaki de salmão, maionese e cebolinha:
Aí foi a vez de fazer um gunkanmaki de polvo:
E um gunkanmaki de arraia desidratada:
Teve também gunkanmaki de siri com maionese (um dos favoritos da noite, repeti algumas rodadas):
E para terminar os sushis, uma versão bem tradicional japonesa, temarizushi de polvo e maionese:
Para a sobremesa, trouxe de viagem um doce de feijão que fica perfeito com leite condensado por cima:
Agora, para ser bem sincera, depois que acabou eu fiquei morrendo de vontade de fazer mais vezes! Foi muito divertido pra mim e acho que pra quem comeu também… E que venha logo o próximo jantar japonês 🙂