Empanada Galliciana de Atún

por Bruna Leite

A Galícia é uma região pequena à noroeste da Espanha. Talvez mais conhecida pela sua capital, Santiago de Compostela. Mas o que essa região espanhola tem a ver com a inspiração latina que toma conta da minha cozinha? TUDO!

Lá na época das independências latino-americanas, no fim do século 19, uma enorme quantidade de “gallegos” emigrou para nossas terras, com a esperança de uma vida melhor e mais tranquila. E com eles, vieram as tradições culinárias, claro. A principal delas foi a empanada. A idéia é tipo uma massa de pão, com um grosso recheio, coberta pela outra metade dessa massa.

Os chilenos e os argentinos mudaram um pouquinho a apresentação. Substituíram a grande torta por pequenas porções em meia-lua. Cuba, Porto Rico e Venezuela também têm suas versões. Mas lá na Galícia eles continuam fazendo a empanada do jeito tradicional, uma grande torta, e servindo como sempre, em fatias generosas nos diversos bares de tapas da região.

E por quê eu te contei isso tudo? Para quando um argentino te disser que as empanadas foram criadas por eles, você já tem um bela resposta!

gourmandisme - empanada galliciana VIII

Empanada Gallega de Atún

Ingredientes

massa

2 colheres de chá de fermento

1 xícara de água morna

3 ½ xícaras de farinha de trigo

3 colheres de chá de sal

3 colheres de chá de açúcar

¼ xícara de vinho branco seco

¼ xícara de azeite de oliva extra-virgem

recheio

450g de atum em óleo, escorrido (eu usei o atum branco Bonito del Norte)

¼ xícara de azeite de oliva extra-virgem

5 dentes de alho grandes, picados

2 cebolas grandes, picadas

2 pimentões vermelhos, assados e picados

1 colher de chá de orégano

1 colher de chá de pimentón ou páprika

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de pimenta-do-reino moída na hora

½ colher de chá de pimenta vermelha em flocos

⅓ xícara de vinho branco

⅓ xícara de uva passa escura

⅓ xícara de azeitonas verdes, picadas sem caroço

1 colher de sopa de salsinha, picada

Como fazer

massa

Ative o fermento em ¼ da água morna, por 10 minutos. Na mão, ou na batedeira, misture os demais ingredientes aos poucos e bata, ou sove, até formar uma bola homogênea. Cubra o bowl com filme plástico e deixe descansar por uma hora, até dobrar de tamanho. Quando dobrar, sove por mais 1 ou 2 minutos e divida em duas partes. Abra cada parte com um rolo de massa.

recheio

Enquanto a massa cresce, prepare o recheio em uma grande frigideira, misturando os ingredientes na seguinte ordem: azeite, alho, cebola, pimentão, orégano, pimentón, sal, pimenta, vinho branco, uva passa, azeitonas, atum e salsinha. Deixe esfriar um pouco antes de usar.

montagem

Eu usei uma frigideira alta de ferro que amo (já falei dela), levemente untada com spray de óleo. Primeiro você começa colocando uma das partes da massa aberta com o rolo na panela. Com uma tesoura, corte os excessos de massa.

gourmandisme - empanada galliciana

Aí você vem com o recheio…

gourmandisme - empanada galliciana III

Por fim, cobre com a outra parte da massa e fecha virando as bordas, para dar aquela cara de empanada. Ah e sempre que for fazer qualquer torta com cobertura fechada, faça um buraco no centro, para sair o vapor. Eu gosto de fazer um pequeno triângulo!

gourmandisme - empanada galliciana IV

Como o pior já foi, agora é só assar por 40 minutos em forno médio-alto (200 graus mais ou menos) e depois comer quentinha mesmo com a pimenta de sua preferência!

Buen provecho!

Fonte: livro Gran Cocina Latina.

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.