Revirando a despensa, atrás de coisas que estavam vencendo e precisando ser colocadas em uso, achei meu saquinho de matcha, o chá verde japonês. Não usava o coitado desde o bolinho de chá verde leve que fiz lá em Setembro do ano passado. Pois bem, repetir o bolo não estava nos planos, então fui atrás de mais alguma coisa na despensa, e achei cacau em pó! Pronto, a base estava feita… Aí fui misturando um pouco de líquidos daqui, secos dali, ovos, fermento e quando eu percebi o bolo estava indo para o forno.
Até aí tudo bem, tudo bom. Na hora de provar é que o bicho pegou… Segundo meu marido, é um bolo para paladares exigentes. Ou seja, não é aquele bolinho doce que você compra na padaria para dar para as crianças. É um bolo de gente grande! Da receita que eu fiz para a que coloquei aqui, só uma alteração: reduzi pela metade a quantidade de chá verde matcha. Para o meu gosto, lembrou um pouco chimarrão (argh). E como boa catarinense, não tomo chimarrão nem por decreto!
Mas no fim das contas, é um bolo para te desafiar. Desafiar a comer uma combinação diferente. Desafiar a experimentar novos sabores. Desafiar a largar mão de tanto açúcar a vida. Desafiar a aprender a gostar do amargo. Quem topa?
BOLO DE CACAU & MATCHA
Ingredientes
100g de manteiga, amolecida
3 ovos
180g de açúcar mascavo
2 colheres de chá de extrato de baunilha
80ml de creme de leite
150g de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento
140ml de leite aquecido
1 colher de sopa de chá verde matcha
2 colheres de sopa de cacau em pó
Como fazer
Bata a manteiga, os ovos, o açúcar e a baunilha. Acrescente o creme de leite, e aos poucos, a farinha de trigo e o fermento. Divida em duas porções iguais. Misture o chá verde com metade do leite e adicione em uma das porções de massa. Misture o cacau com a outra metade do leite e adicione ao restante da massa.
Em uma forma retangular, forrada com papel manteiga, despeje metade da massa com cacau. Adicione então a massa com matcha e finalize com o restante da massa com cacau. Com uma faca, faça espirais na massa. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 45 minutos. Sirva quentinho 🙂
Ele fica ótimo com chá quentinho, café, ou suco. Mas eu gosto mesmo é com uma xícara de leite 🙂
E viva a quinta-feira!!!