Ah como não amar esse pãozinho delicioso com cara de final de semana? Eu estava há dias querendo fazer, e agora, depois de experimentar, ele entrou oficialmente para meu repertório de pães da quarentena. A linguiça que usei é minha favorita: linguiça de pernil suíno. Eu comprei uma fininha no mercado aqui do litoral e funcionou super bem. O alecrim veio da minha horta. Um pouco de fubá para dar um gostinho a mais e pronto. Meu marido pirou nesse pão, comeu mais da metade. Gabriel comeu orgulhoso o dele (ele me ajudou no processo todo e ainda fez um especial pra ele) e Alice, mesmo com ciúmes do que o irmão fez, não resistiu e se acabou de comer! Durou menos de 12h. Vamos pra receita?
Ingredientes
- 1 pacote de 10g de fermento biológico seco (se for usar fresco, são 30g)
- 1 xícara de água morna
- 2 colheres de sopa de manteiga derretida
- 1 ovo batido (outra gema para pincelar)
- 1 colher de sopa de açúcar demerara
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de fubá
- 3 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente)
- azeite para untar a forma
Recheio
- ½ cebola ralada
- 300g de linguiça de pernil
- um punhado de alecrim
- azeite
Comece misturando o fermento, água, manteiga, ovo, açúcar, sal e fubá até virar uma mistura homogênea. Vá juntando a farinha aos poucos, uma xícara por vez. Assim que tudo estiver incorporado, passe a massa para uma bancada enfarinhada e sove por uns 5 minutos até ficar lisa. Volte para o bowl e deixe crescer com um pano por cima por uns 40 minutos ou até a massa dobrar de tamanho. Eu gosto de pré-aquecer o forno do fogão e deixo o bowl em cima, na grade. Só esse leve calorzinho que sobe do forno já é suficiente para a massa crescer, principalmente em dias mais frios. Enquanto a massa cresce, doure as cebolas e linguiça em um fio de azeite, com um pouquinho de alecrim. Eu gosto de escorrer o líquido que a linguiça solta, para deixar bem seco. Reserve esfriando em temperatura ambiente.
Assim que a massa dobrar de tamanho, volte ela para a bancada enfarinhada e abra delicadamente com um rolo até formar um grande retângulo. Coloque o recheio e enrole no comprimento. Biel está com 3 anos e meio e consegue tranquilamente abrir a massa com o rolo, espalhar o recheio e ainda fechar. E eu fico orgulhosa só olhando…
Feche unindo as pontas da massa para formar uma “rosca” (confesso que já quero fazer de novo para testar novos formatos, as possibilidades são infinitas!). Deixe crescer mais uns 30 minutos. Aí passe a gema por cima de todo pão e finalize com alecrim. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por uns 30 minutos ou até ficar bem douradinho em cima.
Nem esperamos esfriar pra comer… quentinho ele é viciante!!!!
ATUALIZAÇÃO:
Testei um novo formato, sem fubá (tinha acabado) e com uma pequena alteração no recheio. Ao invés de rosca, fiz duas “baguetes” enroladinhas. E troquei o alecrim por queijo emmenthal no recheio. Só posso dizer uma coisa: Sucesso! Escolha seu formato favorito e se joga no pão de linguiça!
Me conta qual você prefere?