Um bolo simples, rápido, fácil e delicioso; um bolo com personalidade, história e charme; um bolo com a cara da América Latina. Isso tudo é o Tres Leches, algo como o tiramisu latino-americano. Ele usa a mesma técnica do primo italiano, mergulha uma massa em líquido específico, deixa marinando por um tempo e serve depois. Na versão latina são “três leites“, que dão o nome ao bolo: leite condensado, creme de leite fresco e leite evaporado.
Os dois primeiros leites não são um problema, mas o tal do leite evaporado é… Desista de achar no Brasil, isso é coisa de americano, sem qualquer preconceito nisso, garanto. Parta já para a versão nacional misturando 1 xícara de leite em pó integral com ½ xícara de leite integral. Ele vai vai na consistência de leite condensado, e é mais ou menos isso que o leite evaporado é, uma espécie de leite condensado sem açúcar.
Bom, passada a barreira dos ingredientes, é só seguir as instruções e montar seu bolo Tres Leches para comer sem culpa o fim de semana inteiro!
Bolo Tres Leches
Ingredientes
1 pão-de-ló (receita perfeita e infalível aqui)
1 xícara de leite em pó integral
½ xícara de leite integral
1 xícara de creme de leite fresco
1 caixinha de leite condensado
3 claras
1 xícara de glucose de milho
Como fazer
Misture bem o leite em pó com o leite. Quando bem homogêneo, acrescente o creme de leite e o leite condensado. Em uma travessa funda, faça furinhos no pão-de-ló com um garfo e despeje a mistura de três leites. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora.
Na batedeira, leve as claras ao ponto de neve e vá adicionando a glucose aos poucos. Bata tudo por aproximadamente 5 minutos, até formar o merengue. Cubra o bolo com ele e finalize com um maçarico, para dar cor. Sirva gelado.
E um ótimo fim de semana à todos!