Essa quarentena vai ficar marcada pra mim como a época em que mais fiz pão caseiro. Sem sombra de dúvidas! Têm sido tantos pães… Um mais delicioso do que o outro! Quem já fez meu pão de abóbora? Ou o pão de pesto? Foccacia de alecrim e bisnaguinhas de mandioquinha não ficam atrás, muito saborosos e fáceis. E agora, mais um pro time: pão de batata doce. Acho que esse é o mais fácil de todos até agora. Não precisa fazer a esponja com o fermento, pode colocá-lo direto na massa. São poucos minutos de sova, nem cinco ao todo. Escolhi o formato de pão de forma pra facilitar ainda mais, só precisa dividir a massa em duas e colocar nas formas. A espera também é rápida, primeiro 1 hora e depois só 40 minutos. Enfim, tudo simples, rápido e prático. Mas o mais importante: é um pão extremamente saboroso. Eu comi uma boa parte dele puro, acredita? De tão gostoso o sabor da batata doce!
Ingredientes:
- 1 ½ xícara purê de batata doce (só cozinhar as batatas e amassar, sem tempero)
- 2 ovos batidos
- 2 colheres de sopa de manteiga amolecida
- ½ xícara açúcar
- 1 colher de chá de sal
- 2 ¼ colher de chá de fermento biológico (equivalente a 1 sachê de 10g)
- ½ xícara água morna
- 5 xícaras de farinha de trigo
- azeite para untar
Em um bowl, misture o purê de batata doce, ovos batidos e manteiga. Adicione então o açúcar, sal, fermento e água morna. Comece adicionando a farinha uma xícara por vez.
Quando começar a formar uma massa, transfira para a mesa levemente enfarinhada e trabalhe a massa até ficar lisa e homogênea, formando uma grande bola. Eu sovei por uns 4 minutos, essa massa fica lisa bem rápido.
Unte a tigela com azeite e transfira a massa pra ela. Cubra e deixe descansar por 1 hora, preferencialmente em um local quente. Eu gosto de pré-aquecer o forno por 30 minutos enquanto a massa cresce em cima do fogão. Ela vai dobrar de tamanho e antes de retirar da tigela dê leves socos na massa para retirar o ar.
Dobre as extremidades da massa para formar uma bola novamente, transfira para a mesa levemente enfarinhada e divida em duas partes. Modele e coloque em duas formas de pão untadas com azeite. Cubra novamente e deixe crescer por 40 minutos. Eles vão dobrar de tamanho novamente. Aí é só levar para assar no forno pré-aquecido a 190 graus por 40 minutos ou até você bater no topo do pão e ele estiver durinho e fazendo um “eco”.
Eu escolhi pincelar os meus com leite, mas existem outras opções de acordo com o resultado que você quer:
- Clara de ovo antes de assar = crosta brilhante
- Leite antes de assar = crosta escura
- Spray de água no forno = crosta crocante
- Manteiga depois de assar = crosta macia
Bônus: lógico que Alice fez todo esse processo comigo e super animada. Tão animada que quis fazer dois mini pães pra ela em formato de coração. Usei duas forminhas de muffins pra ela e não é que os pãezinhos saíram?
Agora quero ver o seu pão de batata doce!
5 comentários
Quantas fotos e detalhes! Ajudam bastante! (Eu tenho aqui um bowl e um pano de prato muuuuuuito parecido com o seu, do Ikea rs)
Primeira vez que vim visitar o Gourmandisme, é bem mais prático de visualizar e encontrar as receitas. Nesse aspecto o instagram é limitado. Parabéns pelo trabalho!!
Pois é, aqui uma pesquisa rápida você encontra tudo!!
Muito obrigada!!!!!
Adorei as imagens que me deram ainda mais vontade de fazer a receita e convenhamos que um pãozinho caseiro é sempre uma delícia. Obrigado por compartilhar essa receita.
Quando fizer nao esquece de me contar o que achou!!!!