Newsletter "Semana Gourmet"

Comece a segunda-feira com receitas deliciosas no seu e-mail!

Comece a segunda-feira com receitas deliciosas no seu e-mail!

Nega-maluca do meu Vô Ciel

Hoje quero trazer uma receita especial. Ela não tem nada demais. Nenhum ingrediente único. Não foi criada por nenhum chef famoso. Não está em nenhum restaurante estrelado. Mas é especial. Ela faz parte de um conjunto de receitas, novas e antigas, inventadas e copiadas, reunidas em uma grande pasta feita pelo meu avô, Ciel.
Essa pasta estava guardada há quase 1 ano e meio, desde o dia em que meu avô foi encontrar minha avó lá no céu. Não conseguia mais abrir. Mas, lembrei esses dias do que ele costumava me falar: “vamos publicar um livro de cozinha um dia”? Pois é, meu avô adorava cozinhar. E adorava escrever. Qualquer semelhança não é mera coinscidência… E com isso em mente, não consegui mais ignorar a tal pasta. Abrindo, me deparei com a primeira receita: nega-maluca. Era com ela que começaria a cozinhar as receitas do meu avô. 

Então, aqui está minha singela homenagem a quem fez tanto por mim: uma receita publicada (mesmo não sendo em um livro como ele sonhava). Simples, mas com um carinho que só os avôs têm…

Nega-maluca do meu Vô Ciel

Ingredientes
1 xícara de açúcar demerara (ou da sua preferência)
1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de óleo vegetal
2 ovos
1 xícara de água fervente
1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de açúcar demerara
4 colheres de sopa de chocolate em pó
1/2 xícara de leite

Como fazer
Pré-aqueça o forno a 180˚ C e unte uma forma retangular com manteiga. Misture todos os ingredientes secos, com exceção do fermento. Vá acrescentando o óleo, depois os ovos e por último a água fervente. Adicione o fermento e misture bem. Asse por 30 minutos ou até espetar um palito, ele sair limpo.

Faça a cobertura derretendo a manteiga e acrescentando os demais ingredientes.
Espalhe no bolo ainda quente.

18 comentários em “Nega-maluca do meu Vô Ciel”

  1. Bruna, muito emocionante seu post, e muito singela sua homenagem ao seu avô, uma pessoa que com certeza lhe deu muitas inspirações e que acima de tudo continua a lhe inspirar com o capricho que com certeza ele levava a gastronomia, lindo post, linda lembrança o que tornou esse bolo simples ser especial. Bjos ótimo final de semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Oi! Eu sou a Bruna Leite, chef de cozinha, autora de um livro de sucesso, o Pequenos Gourmets, mãe de gêmeos e completamente apaixonada por comida.

LANÇAMENTO

BISTRÔ

MEU LIVRO

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Rolar para cima
Rolar para cima