Quem não ama uma boa lasanha? Aquela que derrete na boca em uma combinação perfeita de sabores, mas que ao mesmo tempo mantém sua forma e fica linda no prato… Imaginou? Então, é dessa mesma que estou falando aqui! Fiz um passo a passo completo pra não ter erro e já adianto, o segredo está na montagem… Mas antes, vamos aos ingredientes que você precisará para fazer essa lasanha tradicional:
INGREDIENTES
- 1kg carne moída (usei de patinho)
- 1 cebola picada
- 5 dentes de alho picados
- 1 lata de tomates pelados
- ½ vidro passata de tomate
- 1 colher de chá de açúcar (usei demerara)
- 1 colher de chá de orégano
- 1 colher de chá de sal
- pimenta preta moída na hora a gosto
- um punhado salsinha fresca picada
- 200g presunto picado
- 500g massa fresca de lasanha
- 200g requeijão (pode ser ricota ou cream cheese)
- 200g mussarela fatiada
- 1 xícara de parmesão ralado
Mas vamos começar do princípio: um bom molho bolonhesa. Comece dourando a cebola em azeite, quando ficar transparente, adicione o alho picado, depois a carne e frite bem. Adicione então os temperos (menos a salsinha), doure bem e por fim o tomate pelado e a passata. Prove e ajuste se precisar de acordo com seu paladar. Deixe cozinhar por uns 15 minutos. A receita mais tradicional de todas leva dois tipos de carne, carne moída e linguiça, em proporções iguais. Bom, eu estava sem linguiça aqui (afinal, tempos de quarentena, né gente?), então foi só carne moída…
Só que eu não estava conformada em perder aquele sabor de gordura extra que a linguiça oferece. Também não queria adicionar bacon, a crocância dele no meio do molho e da lasanha simplesmente não combina. A solução foi picar uns 200g de presunto cozido que eu tinha na geladeira! Funcionou perfeitamente! Mas, se você tiver a linguiça, use, fica incrível! Nesse caso, ajuste para 500g de carne moída e 500g de linguiça.
Aí eu só precisava de um pequeno frescor no molho… Manjericão iria deixar o prato marcado com seu sabor mais forte. A salsinha, nesse caso, é a melhor opção, aliviando um pouco a “riqueza” do molho! Nessas horas todo o trabalho da horta em casa vale a pena!
Molho pronto, ingredientes à mão, vamos para a montagem. Comece com um terço do molho bolonhesa embaixo, cubra com a massa fresca de lasanha, uma generosa camada de requeijão…
Depois cubra o requeijão com fatias de mussarela, outra camada de molho bolonhesa, queijo parmesão ralado na hora, outra camada de massa fresca de lasanha…
Em seguida a última camada de molho bolonhesa, outra camada de queijo mussarela e termine com muito parmesão ralado na hora!
Lasanha montada, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 25 minutos.
Retire então o papel alumínio e deixe dourar por mais 25 minutos.
Aí é só levar pra mesa assim mesmo e ouvir os elogios! Os gêmeos simplesmente amaram, foi a primeira lasanha que comeram!
Buon appetito!
2 comentários
Simplesmente a melhor lasanha do mundo, como é chamada aqui em casa. Virou receita de família
Ahhh que demais saber disso!