58
Dessa vez fiquei na dúvida entre os dois títulos acima, então, foram os dois… Mas a ideia toda é: qual o melhor jantar em dia de jogo do time do coração do marido? Resposta: qualquer um, desde que ele possa comer facilmente na frente da televisão! Com isso em mente, montei uma tábua suculenta, mas ao mesmo tempo prática para comer. Tudo para apoiar o Flamengo!
Para começar, uma linguiça portuguesa que o marido adora, a alheira (feita de carne de porco e aves). Deliciosa e delicada, só precisa dourar em um pouquinho de azeite. Mas com cuidado, pois ao contrário da regra geral (que diz que não devemos ficar mudando de lado as carnes), aqui você precisa mudar a cada 10 segundos, caso contrário ela vai estourar.
Para acompanhar, contra-filé grelhado acompanhado de confit de cebolas. Antes de falar do confit, acho que já está na hora de revelar meu tempero secreto para carnes grelhadas: medidas iguais de sal grosso, alho picado em conserva e azeite. Misturo tudo e pincelo nas carnes uns minutinhos antes de grelhar. O confit é super fácil de preparar e pode ser feito com antecedência, pois se conserva tampado por até duas semanas na geladeira. Basta aquecer e servir. E para completar, chips italianos de queijo grana padano, outro favorito do marido, que achei na Casa Santa Luzia. Sem segredo, só abrir o pacotinho…
A alheira e os chips podem ser substituídos por outros tipos, basicamente, o que for mais fácil de achar. E o confit é bem fácil de fazer…
Ingredientes
250g de cebolas
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
60ml de vinagre de framboesa
sal e pimenta
Como fazer
Corte as cebolas em fatias finas e aqueça-as em fogo baixo no azeite.
Junte o açúcar, misture bem e adicione o vinagre e tempere com sal e pimenta.
Deixe cozinhar por 50 minutos em fogo bem baixo, misturando de vez em quando.
Fica ótimo acompanhando também aves e foie gras.