E no meio dessa semana japonesa aqui no blog, não podia faltar um doce, né? Pois bem, a verdade é que os doces japoneses não fazem muito a minha cabeça não… Nunca consegui achar um interessante mesmo procurando bastante. Mas isso foi só até eu encontrar algumas cositas feitas com matcha, o chá verde tradicional usado na cerimônia do chá japonesa.
Ele é esse pó bem fininho da foto. Para virar chá, é literalmente uma cerimônia, precisa ser coado algumas vezes, a uma certa temperatura, etc… Mas, para cozinhar, ele é perfeito! É só adicionar uma colher dele no preparo e pronto! Quando eu comprei esse pacote (lá na Liberdade), a ideia original era fazer um crème brûlée. Mas a questão é que eu tinha 6 claras de ovo dando mole na geladeira e queria fazer algum tipo de angel cake (bolo levinho que não tem gemas, apenas claras) com elas. Aí fui pegando o que tinha de ingredientes e cheguei nesse bolo aqui!
Bolo de Matcha
Ingredientes
6 claras de ovo
250g de açúcar
160g de farinha
1 colher de sopa de maizena
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de chá verde matcha
1 colher de sopa de extrato de baunilha
½ xícara de manteiga derretida
açúcar de confeiteiro para finalizar
Como fazer
Bata as claras em neve com duas colheres de açúcar. Acrescente gentilmente o restante do açúcar, farinha, maizena e fermento. Por último a manteiga derretida. Separe a massa em dois bowls e em um deles adicione o chá verde e no outro a baunilha.
Coloque metade da mistura com baunilha em uma forma untada, cubra com metade da mistura com chá verde. Repita a etapa. Com uma faca faça movimentos em espiral na massa.
Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por 50 minutos. Espere esfriar antes de desenformar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para finalizar.
Fica uma delícia com chá no fim da tarde…