Chucrute caseiro

por Bruna Leite
Chegou a Oktoberfest! São 17 dias de festa em Blumenau! O mais engraçado é que quando ainda morava lá não gostava muito da festa… Trânsito, bagunça, turistas estragando a cidade, sujeira onde nunca tinha… Mas, alguns anos longe da minha cidade, e só consigo lembrar das coisas boas! Encontrar os amigos, ouvir as musiquinhas típicas, e claro, a comida! Esse aqui é o tema da festa:

E foi inspirada nesse clima germânico que comecei a fazer meu primeiro chucrute em casa! Isso mesmo, chucrute, aquele repolho cru fermentado em sal e água até ficar macio e delicioso. O passo-a-passo é muito simples!

1. Corte finamente uma cabeça de repolho.

gourmandisme - sauerkraut

2. Em uma bacia grande, vá colocando o repolho e temperando com pitadas de sal. Ele vai começar a soltar água (é essa água que vai manter a conserva). 

gourmandisme - sauerkraut III

3. Comece a colocar o repolho, com a água que estiver soltando, em um pote grande (de porcelana, de preferência). Vá pressionando com as mãos para ficar bem no fundo.  

gourmandisme - sauerkraut IV

4. Então tampe, coloque um peso por cima e feche bem com filme plástico. Ah eu gosto de colocar a data para não perder o controle…

gourmandisme - sauerkraut V

Deixe fora da geladeira na primeira semana. Depois passe para a geladeira. Espere pelo menos um mês para consumir. E o que você faz com isso depois? Logo logo aqui no blog!

E assim começa a semana alemã aqui no Gourmandisme

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.