Todo e qualquer restaurante italiano que se preze tem um tiramisù no cardápio. E está para nascer uma torta que divida tanto as opiniões como essa ragazza. Tem gente que adora o gostinho de café, principalmente na hora da sobremesa. Por outro lado, tem gente (eu e o marido por exemplo), que acha que café é café e torta é torta, nada de juntar os dois.
Aí que procurando, procurando, procurando, achei essa receita de Tiramisù de Limoncello (o licor de limão siciliano do sul da Itália que é tão doce, quanto azedo, quanto alcoólico) na clássica bíblia da cozinha italiana The Silver Spoon. Simples de fazer ela não é, mas é fácil e só demanda tempo. Re-organizei o preparo para facilitar e otimizar o tempo. Dá para ficar pronta em menos de uma hora, se você se organizar bem desde o começo…
Tiramisù de Limoncello
Ingredientes
6 ovos, gemas e claras separadas
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 ½ xícara de licor limoncello
¾ xícara de suco de limão siciliano espremido na hora
2 xícaras de queijo mascarpone, em temperatura ambiente
4 colheres de sopa de raspas de limão
40 bolachas champagne, de preferência italianas tipo Savoiardi
Como fazer
Faça um zabaglione (ou creme quente) batendo as gemas, ¼ xícara de açúcar e ½ xícara de limoncello em um bowl sobre uma panela com água fervendo. Não deixe o bowl encostar na água. Bata até engrossar, aproximadamente 7 minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.
Na batedeira, bata as claras em neve com o restante do açúcar. Reserve.
Enquanto as claras batem… Numa panela ferva o restante do limoncello, o suco de limão, 1 xícara de água e ½ xícara restante de açúcar. Deixe reduzir por 5 minutos e retire do fogo. Coloque em uma travessa rasa para esfriar.
Enquanto as claras batem e o molho reduz, em outro bowl, misture o mascarpone com metade das raspas de limão e bata levemente, até ficar macio. Reserve.
Então, gentilmente, junte o zabaglione, o mascarpone e as claras em neve. Vai ficar esse creme aí de baixo.
Aí você começa a montar o tiramisù. Molhe cada bolacha no xarope de limoncello que estava esfriando e arrume organizadamente na travessa para o tiramisù. Cubra com metade do creme e repita a operação.
Por fim, cubra com a outra metade do creme e decore com o restante das raspas de limão. Refrigere por no mínimo 6 horas antes de servir.
Enfim, eu sei bem o trabalho que dá fazer essa receita, mas GARANTO que é o melhor tiramisù da sua vida!
2 comentários
Vpou fazer! Vc acha que dá certo com o creme de limoncello (aquele licor meio leitoso). Acho que vai talhar na hora de fazer a calda com o suco do limão, mas, como é apaenas para embeber as bolachas, acredito que dê certo. O que vc nos diz? 🙂
Acho que pode dar certo siimmm!!!! Me conta depois!