A primeira viagem pós-quarentena. Destino escolhido a dedo por uma série de motivos: próxima de São Paulo, com muitos passeios ao ar livre, teoricamente menos badalada que a vizinha Campos do Jordão, boa comida, bom chopp, fondue e fazendinhas! E não é que fizemos um pouco disso tudo? Mas antes, o hotel. Dessa vez ficamos no Hotel Saint Michel, em um chalé lindo, enorme, charmoso, com duas suítes, sala e copa, além de varanda com lareira elétrica (que Alice aprendeu a ligar sozinha…). O Hotel Saint Michel aceita crianças, mas não aceita pets. Da última vez em Monte Verde (em 2016), eu estava grávida dos gêmeos e só tínhamos a Bella (nossa cachorrinha), então ficamos na Pousada Cantinho das Estrelas, uma delícia de lugar, mas aceita pets e não aceita crianças. Realmente não dá pra ter tudo nessa vida, né? Rsrs
Quando viajamos com as crianças eu dificilmente faço muitos planos. Tenho alguns lugares em mente para visitar, outros para comer, e só. Aí quando o lugar legal para visitar também é bom para comer, fica perfeito! É assim na Fazenda Esperança. Fomos na última vez em Monte Verde e foi nosso primeiro passeio com as crianças!
São mais ou menos 20km em estrada de terra do centro de Monte Verde até a Fazenda Esperança. Isso leva quase 1 hora pra chegar lá, mas juro que vale a pena. Chegamos direto pro almoço, aquela comida mineira de fazenda, caseira e deliciosa. A única triste mudança é que em tempos de coronavirus a gente não pode mais se servir diretamente no fogão à lenha, agora algumas funcionárias montam o prato com o que você escolhe em uma lista e te entregam. Tem que esperar atrás da divisória… Nem preciso dizer que as crianças amaram a comida. O torresmo deles é um dos melhores que já comi na vida! O porco na lata é outro imperdível, assim como o suco de banana com limão, inventado na própria fazenda!
Depois do almoço é a hora de explorar a fazenda, conhecer os bichos, trilhas, cachoeiras, o mini museu com objetos antigos da família… Tudo sem pressa e sem guias. Não é uma fazenda “turística”, pelo contrário, é bem rústica e simples, ou seja, é autêntica mesmo. Eles também tem chalés lá para quem quiser extender a experiência. No site da Fazenda Esperança tem o whatsapp para confirmar antes de ir, geralmente abrem sábados, domingos e feriados. O almoço custa R$35 por adulto e precisa levar em dinheiro. Não paga nada para passear na fazenda depois do almoço!
De volta à Monte Verde, arriscamos uma atividade nova: patinação no gelo na Patinação Monte Verde. Para crianças até 5 anos precisa ter um adulto junto na pista e eles usam esse andador de apoio. Alice e Gabriel amaram!
No outro dia, mais experiências novas: o primeiro passeio à cavalo (durou 40 minutos), almoço na Fritz Cervejaria Artesanal onde comeram schnitzel (carne de porco empanada) e bolinho de eisbein (joelho de porco) pela primeira vez, honrando as origens catarinenses da mamãe, que por sua vez, matou a saudade de um chopp geladinho neste ano sem Oktoberfest em Blumenau… (minha cidade, para os novos por aqui!) Ah os gêmeos também comeram torta holandesa pela primeira vez no café do Chocolate Montanhês. E fondue, vocês me perguntam? Teve sim, claro! No próprio Hotel Saint Michel tem um restaurante especializado em fondue, jantamos lá na primeira noite. E na noite seguinte fomos na Pizzaria Nápoles, que tem um fondue delicioso de chocolate Callebaut de sobremesa! A tradicional Casa do Fondue de Monte Verde tinha fila na porta já às 18:30h, com gêmeos famintos, sem chance de esperar em paz por 1 hora, né?
Enfim, foi uma deliciosa viagem rápida, que não estava nos planos agora, mas caiu como uma luva para mudar os ares, literalmente. Monte Verde é um lugar leve e despretencioso, onde já nos sentimos em casa! E as crianças, como ficaram depois dessa mini viagem? Digamos que passamos boa parte do tempo na estrada prometendo para a Alice que voltaríamos logo para “os montes verdes”.