Newsletter "Semana Gourmet"

Comece a segunda-feira com receitas deliciosas no seu e-mail!

10 dias em Santa Catarina

Quem me segue por aqui ou pelo Instagram já sabe muito bem que sou catarinense. Barriga verde original de Blumenau, com muito orgulho. Amo minha terrinha e claro que quero passar esse amor para meus filhos, que, apesar de serem paulistanos, têm toda a família no Sul. E tem jeito melhor de mostrar o que meu estado tem de melhor, do que numa imersão nas férias? Esse ano ficamos 10 dias por lá e rodamos bastante! Com vocês, os imperdíveis:

Parque Unipraias, em Balneário Camboriú

Esse parque fica na Barra Sul, em Balneário Camboriú e tem muita coisa legal. Pra começar, o teleférico! Só esse passeio já valeria. Embarcamos na Estação Barra Sul, passamos pela Estação Mata Atlântica e descemos na terceira e última, a Estação Laranjeiras. Lá tem vários restaurantes para almoço e uma praia pequena super charmosa. Voltamos para a Estação Mata Atlântica para curtir as atrações: Floresta Encantada (cheia de duendes), montanha russa, trilhas, mirantes e a Casa do Chocolate (com um chocolate quente que vem com cobertura de marshmallow de comer ajoelhado)! Passeio para uma tarde inteirinha!

E já que está pela Barra sul, não pode perder o parquinho público que fica na beira-mar. O Barco Pirata e o Aquário também ficam por lá, dois sucessos absolutos com os gêmeos. Sempre pedem para ir de novo quando vamos pra Santa Catarina. Nosso lugar de almoço nessa parte da cidade é sempre o Restaurante Lago Da Sereia, mais especificamente o Camarão à Grega deles. Ah e ainda tem brinquedoteca dentro, sempre peço a mesa bem em frente. Dois dias de passeio garantidos só na Barra Sul!

Beto Carrero, em Penha

Ah o campeão de perguntas! Já escrevi um post sobre ele após nossa visita em janeiro, leia aqui. Vou ser sincera, ir no inverno é outra experiência, melhor, na minha opinião. Tivemos um pouquinho de azar porque choveu, mas não passar tanto calor foi infinitamente foi melhor! Se bem que com a chuva o parque esvaziou BEM, copo meio cheio sempre. 😉

Bom, essa deve ter sido a quarta ou quinta vez no Beto Carrero com as crianças. Antes disso já tinha ido algumas vezes quando era pequena (facilidades de ser catarinense). As crianças sempre aproveitaram muito, em todas as idades. Com menos de 2 anos, com 3, com 4 e principalmente agora com 5 anos! Eles ainda curtem os brinquedos infantis, e também já gostam das atrações para as crianças maiores. Nas férias o parque sempre enche bastante, é fundamental baixar o aplicativo do parque e agendar as 3 atrações gratuitas sem fila. Também sugiro comprar o Fast Pass Kids, com mais 4 atrações. Área VIP nos shows (principalmente do Hot Wheels) garante acesso sem precisar esperar na fila. E marcar o almoço no Restaurante Excalibur também evita o aglomero da praça de alimentação no horário de pico, além de ser uma experiência bem “emocionante”, pra dizer no mínimo. Portanto, apesar de cheio como todo parque temático, o Beto Carrero pode ser bem tranquilo para quem se organiza antes. Nunca passamos perrengue lá! O melhor são dois dias para aproveitar tudo!

Falando em hospedagens, já fiz bate e volta de Blumenau, bate e volta de Balneário Camboriú e já fiquei em Penha. Eu prefiro fazer o bate e volta de Balneário Camboriú. A cidade tem estrutura melhor, opções de restaurantes, e até o visual da cidade em si é mais bonito. Penha é super pequena, charmosinha, mas bem limitada de opções, tanto para hotéis quando restaurantes. E além do mais, eu não gosto de mudar muito de “base” durante uma viagem com crianças. Prefiro ficar em um lugar central e mudar uma ou duas vezes apenas em viagens maiores. Assim, para nossos 10 dias em Santa Catarina, Balneário Camboriú foi uma base perfeita! No final do post selecionei algumas opções de hotéis que acho legais na cidade.

Alles Park, em Pomerode

Atração novinha em folha que conhecemos em primeira mão nesta viagem, abriu agora em Julho! O primeiro parque com neve de verdade em Santa Catarina, com muita diversão e inspiração alemã, claro! O parque em si tem entrada livre, sem custo, com a Essenplatz logo na entrada cheia de delícias germânicas e um chopp delicioso, almoçamos por lá mesmo. Para quem quiser agito, sugiro chegar às 11h e comprar o Alles Combo que dá direito aos brinquedos (melhor ainda soe comprar antecipadamente pelo site) e à concorrida Vila da Neve. Falando em neve… galera, é frio! Ainda bem que o casacão e as botas são por conta do parque. Com a gente fica só a diversão! E como nos divertimos! As crianças nunca tinham visto neve, ficaram apaixonados, vidrados, alucinados… o tempo lá dentro é livre, fica o quanto aguentar. Nós aguentamos uma hora inteira, tomando chocolate quente que vende dentro mesmo.

Vou ser sincera, com duas crianças de 5 anos esse é o máximo de neve que precisamos/aguentamos sem virar perrengue. Os dois estavam “satisfeitos” de neve depois de uma hora. Custos de uma viagem para o Chile economizados com sucesso… 🤣 O combo ainda dá acesso a outras 5 atrações: Kinderzone (circuito de infláveis gigantes), Fliegl (avião clássico dos parques de diversão que a crianças controla subir e descer), Karussel (o primeiro e único carrossel artesanal totalmente em madeira do Brasil), Espelho, Espelho Meu (labirinto de espelhos) e Spielplatz (playground infantil ao ar livre). Um dia inteiro no parque é perfeito!

FG Big Wheel, em Balneário Camboriú

A maior roda gigante estaiada (significa por cabos) da América Latina merece atenção, né? Cada cabine comporta 6 pessoas e tem ar-condicionado, interfone, tela de led, wifi grátis e câmera de segurança. Todas são higienizadas após cada uso. E a vista? Bom, essa eu deixo com as fotos! Junto à roda gigante fica o Molhe da Barra Norte, uma construção de pedras que avança no mar, que é uma delícia para caminhar. Também tem um parquinho público que as crianças amaram.

Juntamos esse passeio com o do Cristo Luz, que fica próximo. Outro passeio bem turístico mas que agrada todo mundo. A gente sobre de carro até uma parte do morro e depois uma van do complexo nos leva até o topo sem custo algum. Por lá também tem restaurantes, mirantes, gruta e uma vista incrível dos “fundos” de Balneário Camboriú. Esses dois passeios com um restaurante gostoso, escolhemos o Baobá na vizinha Praia Brava, viraram um passeio de dia inteiro! Aliás, depois de almoçar na Praia Brava que é separada da Barra Norte de Balneário apenas pelo morro do Careca, aproveite para passear pela orla que é linda e totalmente diferente de Balneário Camboriú.

Ilha de Porto Belo

Até agora já tivemos seis dias de atrações e passeios e nenhum dia de praia! Bom, esse pedacinho de paraíso pertinho de Balneário Camboriú (apenas 20 minutos de carro) foi nossa escolha para curtir o litoral mesmo no inverno porque conta com vários passeios diferentes. A primeira parada é na Secretaria de Turismo de Porto Belo onde fica o Acervo Municipal com uma coleção impressionante de fósseis encontrados na região. Sim, Porto Belo é um sítio arqueológico com registros de homens das cavernas! O esqueleto de baleia jubarte é uma atração à parte. De lá partimos para a Ilha de Porto Belo onde fica o Eco Museu da Univali. A intenção era ver pessoalmente o fóssil de uma preguiça gigante, muito comum na região há centenas de anos atrás. Por falha de comunicação o museu estava fechado, abre somente de novembro a abril junto com todas as atrações da ilha. Voltaremos no verão com toda certeza!

Nosso almoço foi no delicioso e típico Araçá Silvestre, na praia de pescadores Caixa d’Aço, ali em Porto Belo, com uma gastronomia baseada na culinária luso-brasileira (principalmente os açorianos) e dos índios. Esta mescla resulta em saborosas receitas verdadeiramente brasileiras à base de peixes, ostras, camarões e outros frutos do mar. A casa em si é um charme por fora e por dentro, as mesas decoradas com conchas por baixo do vidro parecem obra de arte e os desenhos das crianças nas paredes fez meus filhos ficarem focados em colorir para botar na parede os desenhos deles! Se ainda tiver energia, na saída de Porto Belo tem o Outlet Premium e mais adiante o Fashion Outlet. Bom, mais um dia de passeio completado com sucesso!

Heróis da Pizza

Sabe aqueles restaurantes americanos na Disney que viraram um destino por si só? Pois com esta pizzaria aconteceu exatamente isso. Virou destino obrigatório em roteiro de viagem com criança!

Nessa viagem ainda demos um pulinho em Blumenau para visitar as famílias, sem passeios turísticos pela minha cidade Natal desta vez. Mas outubro está logo aí e esse ano tem Oktoberfest. Mostrarei tudo de Blumenau pra vocês, podem deixar!

Agora, à pedidos, minhas sugestões de hospedagem em Balneário Camboriú e proximidades:

1) Mercure Camboriu – para não ter erro, no centro da cidade, com vista pro mar, piscina e todo o básico necessário.

2) Felissimo Exclusive Hotel – para quem prefere as pousadas boutique, muito charmoso. Fica na Praia dos Amores.

3) Santa Inn Hotel – mais básico do que o Mercure, mas tem a vantagem de estar na Barra Sul, minha região favorita, onde você faz todos os passeios que indiquei na região à pé!

4) Ekaterina Palace Hotel Boutique – esse é pra ostentar mesmo. Fica no final da Praia Brava, puro luxo.