Fazendo pamonha em Goiânia!

por Bruna Leite

O que é que Goiânia tem? Bom, além de uma parte da minha família, tem pequi, arroz pantaneiro, galinhada e pamonha, muita pamonha!

Nós fomos pra lá comemorar os 60 anos do meu tio, foi a segunda vez das crianças no sítio e se sentiram totalmente em casa! Acho que os pintinhos que minha tia comprou pra eles ajudaram porque no final passaram três dias com “pés de Toddy” como os goianos dizem! 😂

Mas o ponto alto pra mim foi fazer pamonha! Cresci comendo (e amando) mas sem a menor ideia do trabalho que “esse trem” dá, de novo, como dizem os goianos…

Em resumo, compra MUITO milho na espiga, descasca o milho, guarda as cascas, tira os milhos da espiga, passa na peneira, faz um creme com o milho, tempera, coloca na casca de milho, faz a dobradura, prende com elástico, fica orgulhosa, põe pra cozinhar no fogo à lenha, claro, e come feliz da vida (e exausta)!

Curiosidade: nós ficamos no hotel Clarion Goiânia que leva pamonha no lanche da tarde de quarto em quarto, e tem pamonha no café da manhã também. Em Goiânia é praticamente obrigatório comer pamonha! Sorte a minha!

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.