E as cerejas chilenas começam a chegar nos supermercados, feiras e ruas (ambulantes sempre têm as melhores, não é?) da cidade. Quer sinal maior de que o verão chegou? E como lá nas terras francesas o clafoutis é sinônimo de verão, nada mais justo do que aproveitarmos a tradição deles por aqui também…
Para ser fiel à receita, você vai precisar de cerejas pretas com caroço. As chilenas que chegam por aqui são vermelhas e eu prefiro retirar o caroço, para comodidade (e segurança, não quero ninguém se afogando) dos meus convidados. Ah tem uma outra diferença, originalmente a baunilha é polvilhada por cima do clafoutis pronto, misturada com um pouco de açúcar. Eu já gosto de misturá-la na massa para ficar homogêneo.
E claro, na falta de cerejas, faça com morangos, ameixas, maçãs…
Clafoutis
Ingredientes
500g de cerejas, sem caroço
4 ovos
pitada de sal
125g de açúcar
80g de farinha
80g de manteiga, amolecida
1 colher de chá de extrato de baunilha
250ml de leite
Como fazer
Em um bowl grande, bata os ovos como se fosse para um omelete. Adicione uma pitada de sal e o açúcar, misture bem. Aos poucos vá juntando a farinha peneirada, a manteiga, a baunilha e o leite. Unte uma forma que vá ao forno e coloque as cerejas. Cubra-as com o creme. Leve para assar em forno pré-aquecido a 210 graus por 45 minutos, até começar a ficar dourado. Sirva quente.
Mas também fica ótimo gelado no dia seguinte…