A receita do L’Entrecôte de Paris

por Bruna Leite

A maioria das pessoas que visitam o restaurante L’Entrecôte de Paris saem de lá intrigados com o “molho secreto”… É um molho cremoso, aveludado, com um toque de umami que nos deixa pensando nele por dias. Bom, eu fico pensando! E venho pensando tanto, que chegou a hora de tentar reproduzir em casa. Pesquisei bastante em sites no Brasil e na França e consegui chegar em uma receita prática e deliciosa ao mesmo tempo.

Você vai precisar de:

100g de fígado de galinha

100g de manteiga

½ cebola picada

½ xícara de alho-poró picado

1 cenoura ralada

2 colheres de sopa de farinha de trigo

200ml de caldo de carne caseiro

2 colheres de sopa de mostarda Dijon

200ml de creme de leite fresco

2 colheres de sopa de vinho do Porto

sal, pimenta e cebolinha picada

1 peça de entrecôte ou angus de 900g

Vamos começar limpando o fígado, retirando todas as veias aparentes, e cortando-o em pedaços pequenos. Em uma panela funda no fogo médio derreta metade da manteiga e refogue a cebola picada. Assim que estiver dourada acrescente o fígado. Quando o fígado estiver cozido, acrescente o alho-poró e a cenoura ralada. Acrescente então a farinha de trigo e mexa sem parar até que a farinha esteja cozida, pegando cor. Entre com o caldo de carne, a mostarda, o vinho do Porto, a pimenta e o sal. Cozinhe por 20 minutos. Processe tudo com um mixer de mão ou use o liquidificador (eu usei o mixer, mas teria ficado ainda mais aveludado com o liquidificador). Finalize com o creme de leite e o restante da manteiga, acerte o sal e a pimenta-do-reino, e um pouquinho de cebolinha ficada. O seu molho está pronto para acompanhar o tradicional o entrecôte!

E falando em entrecôte… Eu gosto de temperar com sal, pimenta e mostarda Dijon, mais ou menos uns 30 minutos antes de cozinhar. O ideal é na churrasqueira, mas essa grelha no fogão funcionou super bem. Fogo alto, por mais ou menos 5 minutos de cada lado, ficou assim, ao ponto. Muito importante deixar descansar uns 5 minutos antes de fatiar, ok? Ela fica sem sangue, mas extremamente suculenta e saborosa! As batatinhas eu dourei diretamente na manteiga e temperei com sal e cebolinha picada!

Me conta quando fizer essa receita?

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.