108
Mais um produtinho que surrupiei na mala: chorizo ibérico. Este é o tipo bellota, espécie de porquinho de pés negros. Isso mesmo, é o mesmo porquinho que dá origem ao tão famoso jamón pata negra. Utiliza-se o pernil traseiro e o lombo, para produções específicas e o restante para a produção do chorizo. Curiosidade: o nome de bellota é devido ao fato de se alimentar somente de pequenas castanhas, similares à avelã, as bolotas. A forma mais tradicional de degustá-lo é cortado bem fininho, como tapas (aperitivo). Porém, ele acabou virando um jantarzinho ontem à noite. Cortei fatias generosas e as dourei rapidamente em uma frigideira bem quente. Para acompanhar, um purê de mandioca com alho.
Harmonização:
O melhor vinho para saborear o chorizo, ou qualquer outro embutido, é o tipo Jerez, também espanhol. O Manzanilla La Gitana tem uma boa relação qualidade-preço.
0 comentário
Aiiii…. que delicia issoooo!!! amo chourizo!!!!
Adoro chouriço hehe. ficou mesmo apelativo. bjs
Nunca comi chourizo, mas com um prato bonito assim, até arriscaria! 😉
Bruna, adoro seus posts, mas os últimos estão excelentes… adoro essa mistura de cultura, comida e tudo em torno dela. Beijocas e boa semana.
Oi, Bruna,
Andei muito ocupada e não pude visitar os blogs amigos como queria, mas já vi que terei de voltar aqui, para me atualizar com tudo o que rolou nos últimos posts, rsrs. Morro de vontade de conhecer o verdadeiro chourizo, que deve ser bem mais saboroso do que as versões que costumamos encontrar por aqui, né? Vem cá as bolotas mencionadas acima não são os frutos/sementes do carvalho?
Beijoca e boa semana!
Que sugestão optima. Chourizo é sempre uma verdadeira tentação.
Muito bom.
Beijinhos
Atitude Zen
Oi gente, obrigada pelos comentários! O chourizo é realmente uma delícia! E com um ingrediente especial, não precisa de muita coisa não, só um acompanhamento discreto está ótimo!
Marly, o tradicional é bom mesmo, não dá para comprar não! rs Agora as "bolotas" são os frutos do carvalho mesmo!
beijos