Coq au Vin

por Bruna Leite
O Coq au Vin (galo ao vinho) é o clássico dos clássicos da cozinha interiorana francesa. Mas não clássico de chique, viu? Clássico de todo mundo fazer desde sempre! De todas as famílias terem sua receita. De ser a comida de domingo preferida. Sempre gostei muito desse prato e já tinha feito uma outra vez com galinha caipira. Ficou tão bom que quis fazer de novo com o tal do galo. Mas como achar galo por aqui é difícil, tive que improvisar. Achei coxas de peru na Casa Santa Luzia e como já tinha feito uma receita com elas (Peru à Catalã), resolvi arriscar… E não é que deu certo? O único ajuste, devido ao tamanho das coxas, é desfiar a carne ao final do cozimento. Fica muito mais elegante na mesa do que uma coxa gigante no prato, não é?
Coq au Vin (minha versão)

Ingredientes
4 coxas de peru
2 litros de vinho tinto Pinot Noir (não precisa ser francês, chilenos funcionam muito bem)
1 cebola, picada
2 cenouras, picadas
2 talos de salsão, picados
6 cabeças de alho
1 bouquet garni (louro, tominho e salsa)
caldo de carne
óleo, sal e pimenta

250g de bacon, em cubos
250g de champignon de Paris, em quartos
manteiga

Como fazer
Faça uma marinada na noite anterior com as coxas de peru, vinho tinto, cebola, cenoura, salsão, alho e bouquet garni. Deixa na geladeira por no mínimo 12 horas. No dia seguinte, escorra a marinada e reserve o líquido. Leve-o à fervura e limpe a espuma que formar for cima. Enquanto isso, seque as coxas de peru com papel toalha. Comece o preparo dourando as coxas em óleo, já na panela que fará o cozido. Quando estiverem bem douradas, acrescente o líquido da marinada e o caldo de carne (eu uso demi-glace, já falei dele aqui). Deixe ferver, abaixe o fogo e cozinhe por 4 horas. Enquanto isso, prepare o acompanhamento. Doure o bacon em um pouco de manteiga. Acrescente, após alguns minutos, o champignon de Paris e doure em fogo médio por mais alguns minutos. Reserve. Ao fim das 4 horas, retire as coxas de peru e desfie grosseiramente com um garfo. Acrescente o bacon e o champignon ao líquido restante e deixe reduzir. Volte a carne do peru desfiada para a panela e reduza até a sua consistência desejada. Eu prefiro que fique cremoso. Acerte o sal e pimenta e sirva acompanhado de polenta!

Obs.: para quem quiser repetir a polenta acima, é simples: faça a polenta como de costume, coloque-as em moldes redondos do tamanho desejado e leve-as à geladeira por 2 horas. Na hora de servir, retire do molde e doure em um pouco de óleo até aquecer bem.

Postagens Relacionadas

0 comentário

a 19 de março de 2013 - 14:46

Olá
Que saudades de visitar este cantinho e como sempre fui habituada as receitas são sempre fantásticas, amei este coq au vin. Vou levar a receita comigo para experimentar!!
Beijinho

Responder
LuisaAlexandra 19 de março de 2013 - 15:00

Que aspecto bom!

Responder

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.