Cerâmica artesanal de Hideko Honma

por Bruna Leite
“Hoje, tal qual meus ancestrais eu concretizo sonhos amassando barro, colhendo galhos e podas de jaqueira, de palha de arroz, de bananeira, de samambaia do mato. A Terra generosa e o Fogo implacável são os meus grandiosos parceiros que a 1.300°C, queimam e purificam transformando estas cinzas vegetais em brancos, marrons, verdes, azuis; acetinados e translúcidos. São infinitas as possibilidades de cores e texturas da farta natureza brasileira que hoje acolhe a minha criação”
Hideko Honma
Poesia pura, não é? Pois na verdade é cerâmica artesanal, das mãos de Hideko Honma. Ela é brasileira, mas descendente de japoneses. Aprendeu a arte da cerâmica no Japão e adaptou ao Brasil. Suas louças estão nos melhores restaurantes de São Paulo (incluindo o DOM) e ao mesmo tempo, são simples o bastante para estar na cozinha de qualquer “mortal”.
E eu descobri tudo isso por acaso! O marido ganhou um potinho de cerâmica artesanal de um restaurante que sempre almoça, aqui no Itaim, o Usina das Artes Bistrô. Era um presente em comemoração aos 10 anos do restaurante. E adivinha de quem era a cerâmica artesanalHideko Honma!
Em resumo, apaixonei no potinho, e precisava ter mais três para completar o jogo… Na mesma semana fui conhecer o atelier/loja da ceramista, lá em Moema. E é lógico que não saí de lá só com os três potinhos. Acabei trazendo mais algumas peças para casa. Portanto, fiquem de olho nas próximas receitas que já sairão com as minhascerâmicas artesanais novas!
Bom, mas voltando à Hideko Honma, a linha de trabalho dela é toda voltada para a natureza. As cores que dão vida à sua cerâmica artesanal, são todas naturais, feitas de cinzas vegetais que ela mesma produz a partir de galhos de árvore, restos de grama cortada, palha de samambaia…

Sinceramente, é um lugar que vale a visita, mesmo que não seja para comprar nada!

A fachada minimalista (projetada por um dos seus quatro filhos) já deixa claro que ali o que importa é o produto.

Abrindo a porta, você dá de cara com um mundo novo. Muita madeira, sem aquela cara de loja e muito aconchegante.

E aí você vai entrando e a cada prateleira um estilo sutilmente diferente, sempre minimalista. Minha linha favorita é essa em tons crus, bem irregular…

Tem também com uma pegada mais oriental, para se jogar na culinária japonesa…

Estilo miniatura fofa, como essas mini-xícaras!

Louças dos mais variados tamanhos e formatos…

Até acessórios para banheiro e outras partes da casa/restaurante…

No fundo da loja tem uma área para tomar café muito fofa…

E também o atelier propriamente dito…
Para finalizar, o primeiro ensinamento de Hideko Honma em suas aulas no atelier (que vale para tudo nessa vida):

“Usar a intuição é bom. Mas, se você tem disciplina, produz todos os dias.” 


Atelier Hideko Honma cerâmica diferenciada
www.hidekohonma.com.br

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.