Restaurante Mocotó

por Bruna Leite
Neste último final de semana aconteceu o evento Paladar – Cozinha do Brasil, o maior do gênero no nosso país, aqui em São Paulo. Alex Atala, Ana Luiza Trajano, Carla Pernambuco, Helena Rizzo, Mara Salles, Roberta Sudbrack, e vários outros destaques da cozinha nacional. 
O workshop que mais me surpreendeu, foi o Café da Manhã Sertanejo, com o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó. Ele apresentou as bases da alimentação sertaneja, mas de uma maneira contemporânea, com destaque para a estética e o sabor
Foram cinco pratos salgados:
1 – Pão de mandioca dourado na chapa, com manteiga de garrafa. O meu fraco são os pães, se pudesse, comeria todos os dias, o dia inteiro. Vou repetir esse casa! 
2 – Beijoca. Parecida com panqueca, é uma massa inventada por ele, feita com mandioca ralada, queijo coalho, requeijão do norte, leite e sal. E, claro, frita na manteiga de garrafa. Bem gostosa.
3 – Cuscuz de milho com ovo mole e coalhada escorrida. Um dos meus favoritos! O cuscuz foi feito com farinha de milho flocão e água. O ovo, caipira, foi cozido à 62° em um aparelho chamado termocirculador. E a tal da coalhada escorrida, é leite fermentado espontaneamente, parecido com uma ricota. Ele ainda finalizou com flor de sal sobre o ovo. Perfeição!
4 – Pão branco de mandioca no vapor com recheio de carne-seca. Também um dos meus favoritos, quase pedi para repetir! A inspiração do pão é oriental, mas feito com a nossa mandioca, o que deixa um gostinho doce delicioso. A carne-seca, combinada com cebola roxa e molho de pimenta, completou o “sanduíche” sertanejo.
5 – Guisado de cabrito com batata-doce. Isso mesmo, cabrito no café da manhã! Espanto geral quando ele anunciou, mas alegria igual quando experimentamos. Dificilmente repetirei este em casa, mas a experiência foi deliciosa!


E para finalizar, um potinho de “Umbuzada“. Espuma de leite, geleia e mousse de umbu. Para quem, como eu, não conhece, umbu é uma frutinha verde do norte do país, também chamada de imbu.

A filosofia do chef

Além de provar todas estas delícias, ouvir o Rodrigo Oliveira falar com tanta paixão das descobertas e dos clássicos sertanejos é um bônus:

“O Mocotó (foto ao lado) é um restaurante mais acontecido do que planejado.”

“Se comemos croissant e bricohe no café da manhã, por quê não tapioca?”

“Procuro juntar o melhor do mundo, com o melhor da nossa cozinha.”

“A vida fica mais saudável e divertida variando o cardápio.” (assino embaixo!!)

Enfim, depois de uma manhã como essa, só me resta recomendar à todos uma visita ao Mocotó. Como não fazem reserva, chegue perto das 11:30h, que a fila estará menor. Enquanto espera, peça a porção de torresmos. Feitos com o maior cuidado, com a técnica desenvolvida por eles, é um dos clássicos da casa.
Tão imperdível quanto é a entrada dadinhos de tapioca, combinação de tapioca e queijo-coalho, e a sobremesa cartola de engenho, banana, queijo-manteiga e farofinha de açúcar e canela. 
Se ficou com vontade, mas não está em São Paulo, tem receitas no site do restaurante! Ou, compre o livro na Ana Rita Suassuna, o Gastronomia Sertaneja. Minha cópia já está aqui em casa, prontinha para começar a produzir bolo de macaxeira, tapioca com carne de sol, doce de banana…




Mocotó – Cozinha Sertaneja Nordestina
Av. Nossa Senhora do Loreto, 1100
Vila Medeiros
www.mocoto.com.br

Postagens Relacionadas

11 comentários

Isabel Salvador 4 de agosto de 2011 - 16:29

que maravilha amiga..deve ter sido mesmo fixe….bjokinhass

Responder
Carol 4 de agosto de 2011 - 17:23

ahhh que engraçado!!! Eu já combinei com os amigos e com o meu noivo de irmos almoçar lá no Sabado!!!
Adorei o post, com certeza foi um café da manhã especial!!!!!

Responder
Josy 4 de agosto de 2011 - 17:25

Adorei esse post Bruninha, aquela beijoca lá encima deve ser deliciosa. Gosto muito de ver as novidades pelo Brasil afora. A Ana Rita Suassuna por acaso é a mesma que foi no programa da Ana Maria Braga, dar umas dicas aos chefs de cozinha que estão brigando pela liderança?? Bjocas

Responder
Anônimo 4 de agosto de 2011 - 17:35

Que delícia! Adorei especialmente as descrições dos pratos, nem precisaria de fotos!

Beijinhos

Responder
Sandra Reis 4 de agosto de 2011 - 17:52

Bruna, amei o post, minha refeição preferida é o café da manhã, teria adorado participar desse evento. Essa coisa de comida nordestina é um charme, temos que saber apreciar as coisas do Brasil. Só achamos chique o que vem de fora, pq somos bocós.
Sabe o que comi como acompanhamento de um prato, uma vez em Londres, num lugar mega descolado de um chef super cultuado? Couve à mineira!!! Isso mesmo, e aqui a galera acha coisa pouca…
querida, qto à sua pergunta lá no Caldeirão, se pode congelar, honestamente nunca tentei, não saberia te dizer, sorry!
beijocas

Responder
Adri 4 de agosto de 2011 - 21:30

Bruna, que evento delicioso! Adoro comida regional e acho o máximo quando grandes chefs promovem esses ingredientes que são tão nossos. Eu faria a festa (acho que você fez, rs). Beijos

Responder
Gourmet e Gourmand 4 de agosto de 2011 - 23:40

Oi Bruna! Concerteza uma delícia de workshop 🙂 Imagino o evento inteiro, hhhuuummm!!!
Aqui em Salvador, no verão, tem muito umbú, umbú-cajá, siriguela, mangaba e outras frutinhas. Gostei de saber que o umbú é do norte do país.
Quando eu estava grávida, comprava umbú, lavava e comia com a ajuda de uma faquinha. Descascava e só comia o filé… uma delícia 🙂
Minha irmã o cozinha e faz uma umbuzada com gelo e leite condensado (tipo um froozen!). No calor do verão daqui, essa bebida cai super refrescante!
Um abraço e parabéns pelo post 🙂

Responder
cucchiaiopieno.com.br 5 de agosto de 2011 - 03:22

Fui lendo as descrições das receitas e salivando!
Mamma mia que espetáculo!
Um lindo fim de semana pra você.
Léia

Responder
Marly 5 de agosto de 2011 - 07:38

Oi, Bruna,

Tendo marido alagoano, identifiquei os pratos e ingredientes do rico café da manhã nordestino nos pratos apresentados. Que bom que este chefe aprecie as nossas riquezas culinárias, eu também faço parte desse time, rsrs. E tenho vontade de conhecer este restaurante, pois me parece que ele tem uma culinária das boas, porque autêntica e sem frescuras, rsrs.

Beijoca e bom fim de semana!

Responder
Bruna Leite 5 de agosto de 2011 - 10:50

Carol, depois me fala o que você achou, eu sou suspeita… rs

Josy, não vi o programa da Ana Maria Braga, mas se era uma velinha de cabelos brancos e muito simpática, então era a Ana Rita Suassuna sim!

Sandra, concordo 100% com vc, temos que valorizar nossas coisas, e não só pq são nossas, mas pq são deliciosas!!! Couve à mineira? Quem diria!!! Adorei saber disso!

Adri, fiz a festa mesmo. Nossa, como eu comi! rsrs

Gourmet e Gourmand, nunca tinha comido umbu e adorei! Que frutinha mais deliciosa! Agora siriguela e mangaba são favoritas minhas há tempos, adoro ir para a Bahia comer esses quitutes!

Marly, com marido alagoano e uma quedinha por essas comidas, vc vai amar o restaurante, tenho certeza!!!

beijos a todos

Responder
Cozinha Perfumada 6 de agosto de 2011 - 16:28

Bru que delicia !!!!! As receitas do Rodrigo do Mocotó são ótimas!! Babei aqui com as fotos das coisas, até pq como nordestina conheço alguns ingredientes e sei o quanto fica bom!! Hummm Vou providenciar já a compra deste livro para mim! hahaha Ameiii Já estou de volta! beijoos Tereza

Responder

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.