24
Depois de cinco dias de Carnaval, eu deveria falar sobre saladas, sopas ou qualquer coisa light. Mas… Não consigo! Acho que ainda estou no clima da comilança… rsrs E quando penso em fazer qualquer comidinha, o primeiro ingrediente que pego é a manteiga. Ela é a base da cozinha francesa e serve para tudo, no lugar de óleo ou azeite. A minha preferida é a Aviação. Mas existem outras muito boas como Président, Sancor e Leco. Variações:
Manteiga clarificada – é a versão utilizada nos restaurantes, dura mais e suporta melhor as altas temperaturas do que a versão fresca. É feita através do aquecimento lento da manteiga, retirando os resíduos sólidos que se formam. O líquido final, puro, é a manteiga clarificada.
Manteiga de garrafa – também conhecida como manteiga nordestina, é feita a partir da cocção da gordura do leite, em fogo baixo, for aproximadamente uma hora. Combina muito bem refogada com carne-seca e cebola.
Faça em casa
Bata creme de leite fresco na batedeira por aproximadamente 20 minutos. Uma parte vai se solidificar, formando a manteiga, e outra parte ficará liquida, formando o buttermilk, utilizado para sobremesas. Tempere a manteiga com sal, ervas, etc. Molde como preferir com filme plástico e gele até endurecer. Consuma em 10 dias.