Manteiga

por Bruna Leite
Depois de cinco dias de Carnaval, eu deveria falar sobre saladas, sopas ou qualquer coisa light. Mas… Não consigo! Acho que ainda estou no clima da comilança… rsrs E quando penso em fazer qualquer comidinha, o primeiro ingrediente que pego é a manteiga. Ela é a base da cozinha francesa e serve para tudo, no lugar de óleo ou azeite. A minha preferida é a Aviação. Mas existem outras muito boas como Président, Sancor e Leco. Variações:
Manteiga clarificada – é a versão utilizada nos restaurantes, dura mais e suporta melhor as altas temperaturas do que a versão fresca. É feita através do aquecimento lento da manteiga, retirando os resíduos sólidos que se formam. O líquido final, puro, é a manteiga clarificada.
Manteiga de garrafa – também conhecida como manteiga nordestina, é feita a partir da cocção da gordura do leite, em fogo baixo, for aproximadamente uma hora. Combina muito bem refogada com carne-seca e cebola.
Faça em casa
Bata creme de leite fresco na batedeira por aproximadamente 20 minutos. Uma parte vai se solidificar, formando a manteiga, e outra parte ficará liquida, formando o buttermilk, utilizado para sobremesas. Tempere a manteiga com sal, ervas, etc. Molde como preferir com filme plástico e gele até endurecer. Consuma em 10 dias.

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.