Tem viagens que a gente planeja e executa pensando nas crianças, na família. Não é o caso dessa… Sonhava há anos conhecer o @inhotim em Brumadinho e finalmente fomos! O Inhotim é um mix de museu de arte contemporânea e jardim botânico. Cerca de 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países, são exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.
Visitar o Inhotim com crianças é delicioso, eles olham tudo com curiosidade e fascínio. Caminhamos sem pressa nos dois dias de visita que programei, fazendo rotas amarela e rosa num dia, e a laranja no outro. Estudei o mapa logo que cheguei, marquei os artistas que queria muito conhecer as obras e começamos. Quando eles cansavam, iam para uma lanchonete com o papai enquanto a mamãe ia visitar mais galerias. Falando em lanchonete, dois lugares deliciosos para comer lá: Restaurante Tamboril, com Buffet livre, opções muito gostosas – comemos um pernil assado divino no almoço do primeiro dia; Hamburgueria, no meio do caminho, pequena, com bancos de picnic ao redor, tinha um hambúrguer sensacional que era tudo que queríamos no almoço do segundo dia.
Diálogos reais com gêmeos de 5 anos que resumem nossa visita ao @inhotim :
“Mamãe, o que é Inhotim?
É um parque incrível que mistura natureza e arte!”
“Mas mamãe, o que é arte?
É o trabalho dos artistas, coisas que só existem porque eles pensaram na cabeça deles e criaram no mundo. Diferente da natureza, que já existe e a gente apenas cuida!”
“Então eu também posso fazer arte?
Claro que pode, estudando e treinando bastante, um dia você pode ter suas obras aqui no @inhotim !”
“Mamãe, já vi bastante arte, vamos procurar bichos?
Sim! Tem esquilos, patos e siriemas aqui!”
“Mamãe, cansei de arte e de bichos, posso tomar milk shake?
🤦🏻♀️”
Eu fui pra Brumadinho pela arte contemporânea do @inhotim e acabei em uma experiência gastronômica na @pontoge_comidaafetiva , graças à indicação de uma leitora querida! Que surpresa boa! A comida da Gê é afetiva e ousada ao mesmo tempo, caseira e inovadora, aconchegante e instigante. Eu explico com os pratos: peixinho da horta empanado e frito (eu e Biel amamos), caipirinha de ervas, creme de cenoura com tangerina, caldo de ora-pro-nobis com linguiça feita na casa, repolho roxo com tâmaras, boi bêbado… e claro, goiabada com queijo de sobremesa! Simplesmente imperdível. Ela só atende com reservas pelo whatsapp. @pontoge_comidaafetiva
Escolhi a dedo a pousada para ficarmos: @villaricapousada uma pousada boutique em Brumadinho, apenas 30k de Belo Horizonte. Super charmosa com uma gastronomia deliciosa!
Sabe o meme da expectativa x realidade? Nessa viagem não teve! Eu tinha certeza absoluta que seria uma bagunça controlada, com momentos de contemplação de arte e momentos de pura farra. E foi exatamente isso. Em dois dias de visita conseguimos passar por todas as galerias com calma, o carrinho no segundo dia foi essencial, as crianças brincaram livres mas também acompanharam nas visitas, comemos bem dentro do parque e curtimos uma imersão cultural na arte brasileira única. Recomendo a todos, com ou sem filhos!