20
Antes de falar dos restaurantes, você sabe o que é uma tasca? Tasca é um restaurante português simples, com vários petiscos e pratos fartos. É o equivalente à trattoria italiana e ao bistrô francês. Me ajudem aqui, será que a versão brasileira é a churrascaria? Bom, cada um com seu charme!
O primeiro português que visitei é o novíssimo Taberna 474 (abriu as portas dia 5 de Outubro), com um menu ibérico caprichado. Minhas escolhas:
Entrada – Pataniscas de Bacalhau (bolinhos fritos, crocantes por fora e macios por dentro)
Principal – Bacalhau à Tasca Velha (em lascas, com ovos, cebola e batata palha)
Sobremesa – Arroz Doce (gostinho de infância)
Como eu estava louca por um bacalhau, nem pensei em outra coisa. Mas em uma próxima visita o Arroz de Pato já está na mira!
Taberna 474
Rua: Maria Carolina, 474 Jardim Paulistano
O segundo restaurante, também novo (abriu em Julho), é o Tasca da Esquina. Filial da unidade de Lisboa, ele tem um menu autêntico e delicioso! Aqui eu deixei o bacalhau de lado e fui para as carnes!
Entrada – Alheira corada e grelos salteados (deliciosa!!)
Principal – Bitoque (clássico PF composto de contra-filé, ovo de gema mole e batatas fritas. Dica: peça uma porção de arroz branco, fica perfeito)
Sobremesa – Pudim Abade de Prisco (doce na medida certa, lembra nosso pudim de leite, mas com um toque cítrico no final, delicioso)
Em uma próxima visita, quero ficar apenas nos petiscos: lulas salteadas, morcela com maçã, lascas de bacalhau, polvo com salada de mandioquinha…
Tasca da Esquina
Alameda Itu, 225 Jardins
A conclusão é simples: o primeiro é sensivelmente mais sofisticado do que o segundo. Mas ambos apresentam uma moderna cozinha portuguesa, igualmente dignas de visita!