31
Esses aqui são os meus livros essenciais. Aqueles que abro sempre, que me inspiram e me salvam nos dias que a coisa “não vai”…
O livro do chef famoso
Pra mim, é o chef Gordon Ramsay. Que meu marido não veja isso, mas tenho uma paixonite aguda por esse chef. Acho ele gato, extremamente talentoso e charmoso demais…. Ai ai…. Bom, mas nem tudo são flores.
Não gosto de quase nenhum livro dele, só esse aqui, o Gordon Ramsay’s Great British Pub Food. É um livro mais velho(de 2009), feito por um britânico, para os britânicos. As receitas são diferentes de qualquer coisa que a gente encontre por aqui, fáceis e práticas de preparar e ainda vêm com uma notinha do chef.
O livro do restaurante estrelado
É o meu tipo favorito de livro. Tenho de vários: NOMA (2 livros na verdade, mas é compreensível, né?), Faviken, DOM, Gramercy Tavern, Akelare, Eleven Madison Park. Comprei os livros depois de comer nos restaurantes e gostar muito. Com exceção de um: The French Laundry Cookbook.
Nunca comi no French Laundry (fica na Califórnia), mas o livro é perfeito. Inspirador e ao mesmo tempo possível. O livro é tão bom que hoje em dia é meu restaurante dos sonhos para conhecer. Quem sabe nas próximas férias, né?
O livro “cool”
A Kinfolk é uma revista independente trimestral americana. Ela lança uma nova edição a cada estação e geralmente tem essa estação como tema. A revista celebra a simplicidade da vida e das coisas que nos cercam. E boa parte dela é dedicada à gastronomia.
E eles gostam tanto de comida que resolveram lançar um livro, o The Kinfolk Table. Com inspiração escandinava, traz uma série de receitas simples, mas charmosas. Uma delícia de folhear. E de deixar em um lugar que suas visitas possam folhear. Afinal, é um livro “cool” demais!
O livro do seu ingrediente preferido
O meu é carne de porco. Amo tudo do porquinho. Então nada mais natural do que um livro que só fale disso, certo? O Pork & Sons cumpre bem esse papel, com ideias criativas para se deliciar com bacon e afins.
É daqueles livros que você engorda só de olhar…
O livro do seu prato favorito
Tortas. Eu amo fazer tortas. Todos os tipos, tamanhos e sabores. Há muito tempo procurava um livro que me inspirasse. Que trouxesse receitas novas e originais. Achei tudo isso no The Four & Twenty Blackbirds Pie Book.
O livro-inspiração
Aquele livro para folhear, ler e reler. E ainda fazer as receitas! O escritor e blogueiro de gastronomia David Lebovitz é mestre em livros desse tipo, tenho outro dois dele. Mas o mais recente, My Paris Kitchen, é definitivamente o melhor!
É o livro perfeito para ler quando você precisa de motivação para ir pra cozinha. Funciona comigo todas as vezes!