18
Confesso que até pouco tempo atrás eu não usava pimenta nos meus pratos. Achava que talvez fosse tirar a harmonia dos ingredientes, ressaltar demais o sabor forte, e assim por diante… Porém, desde quando resolvi arriscar, descobri que é exatamente o contrário. Em pequenas quantidades, ela ressalta o sabor natural dos alimentos e, junto com o sal, é o tempero básico para qualquer peixe ou carne. Dentre todas as opções no mercado, opte por ter pelo menos a pimenta-do-reino preta, em grãos, para ser moída na hora. Se quiser incrementar um pouquinho, a pimenta-rosa é uma excelente opção.
Pimenta-do-Reino preta – nativa da Índia, é a especiaria mais popular do mundo. Use-a, tanto na mesa quanto durante o cozimento, em saladas, marinadas, picles, peixes, sopas, molhos e assados.
Curiosidade: a pimenta branca é produzida do mesmo grão, apenas sem sua casca preta.Com isso, seu uso é o mesmo, mas por uma questão de estética, fica melhor em pratos de cor clara.
Pimenta-Rosa – nativa da América do Sul, cresce também próxima ao Oceano Índico. Sua finalidade principal é a decoração, pois não é tão picante quanto as demais pimentas para substituí-las. Exala um aroma picante, mas doce, quando quebrada. Vai muito bem com queijos, carnes vermelhas, saladas e espalhadas sobre pratos cozidos, bem como em massas e sopas.
Atenção: limite o uso entre 12 e 15 sementes por prato individual.