Newsletter "Semana Gourmet"

Comece a segunda-feira com receitas deliciosas no seu e-mail!

Férias em Los Angeles & Hawaii

Chegar nesse roteiro para as férias não foi fácil! As crianças só falavam em Disney, o marido queria surfar, e eu queria uma viagem gastronômica, como sempre! O roteiro perfeito veio com muita pesquisa e agora, depois da viagem, tenho certeza que não mudaria nada!

Saímos de São Paulo com destino à Los Angeles. Fomos de Aeromexico, via Cidade do México, e apesar de muita gente não recomendar essa cia aérea, adorei, foi tudo tranquilo. Em Los Angeles escolhi ficar no Beverly Wilshire, em Beverly Hills, o hotel de Uma Linda Mulher! Lá consegui encaixar alguns restaurantes que queria muito conhecer e ainda dois dias de Disneyland!

Que escolha mais acertada foi ficar 5 dias em Los Angeles antes de partir para o Hawaii. Não só pela Disneyland, que as crianças queriam muito ir, mas também pelos passeios e restaurantes deliciosos. Um dos mais legais foi ir de Venice Beach até Santa Monica de triciclo motorizado, com direito à paradas nos parquinhos à beira-mar pelo caminho. Agora falando dos restaurantes, os meus 6 escolhidos para conhecer nessa viagem foram:

1) République Bakery – delícia de brunch, lugar bacana, vale muito! Adorei o Benedict Eggs, claro, e os gêmeos o Waffles com frutas vermelhas. Só precisa chegar cedo porque é um dos melhores brunches de Los Angeles!

2) Broad Street Oyster Company – depois do passeio pelas praias de Venice Beach a Santa Monica, fomos até Malibu para almoçar nesse lugarzinho favorito dos locais. A estrela são as ostras, claro, mas o sanduiche de lagosta não fica atrás! Estilo peça e pague no balcão, chamam sua senha e todo mundo senta em mesas no pátio. Uma delícia!

3) Randy’s Donuts – saindo do aeroporto as crianças viram esse donut gigante e queriam parar de qualquer jeito. Pesquisei rapidinho e descobri que é um clássico dos anos 50 em Los Angeles e continua em alta até hoje. Viciei no long john de bacon e maple syrup, que é um donut em formato de bomba, com o salgadinho do bacon misturado com o doce do maple syrup, meu deus! 🤩

4) Milk Bar – esse foi a pedido dos gêmeos ainda em São Paulo. Eles assistem o programa Esquadrão de Confeiteiros na Netflix e queriam conhecer a confeitaria da apresentadora. Pequena e deliciosa, ainda trouxemos um livro pra casa!

5) Roscoe’s Chicken & Waffle – esse aparece em várias listas de clássicos de LA. Durante a campanha de reeleição o Obama parou para almoçar nesse favorito de vários astros de Hollywood e desde então o pedido #9 leva o nome dele. Comida do sul dos EUA, frango empanado e frito, molho gravy e waffles assados, bem raíz! Eu amo!

6) Gucci Osteria by Massimo Bottura – em resumo, esse foi a minha Disney! ❤️ Um dos maiores chefs do mundo assina o menu desse restaurante com uma estrela Michelin e fica em um rooftop na Rodeo Drive em Beverly Hills!

A comida é italiana leve com ingredientes californianos, o ambiente é descontraído e a vista é linda. Sem falar em toda a equipe que nos acolheu muito bem, com duas crianças pequenas! Aliás, o mini hamburguer fez tanto sucesso com os gêmeos que o Gabriel comeu três e a Alice comeu dois! Eu e o marido fomos de menu degustação e foi uma experiência incrível. Conhecer a cozinha e toda a equipe no final deixou tudo ainda mais especial!

Depois de supridas as curiosidades gastronômicas da mamãe, partimos para a parte infantil da viagem. A Disneyland da Califórnia é a primeira, a original, a única inaugurada pelo próprio Walt Disney, e, na minha opinião, a melhor opção para ir com crianças pequenas! Mas claro que tudo depende do estilo da sua família. Por aqui gostamos de fazer tudo com calma, parar para comer, reparar nos detalhes, bater papo, brincar e escolher os brinquedos que realmente fazem sentido para a família. Tudo isso sem pegar muito fila! 😂

E na Disneyland junto com o Genie+ no aplicativo isso é totalmente possível! Fomos em TODOS os brinquedos que queríamos usando o Genie+, sem fila, e ainda intercalando personagens e passeios menos concorridos. Por ser um parque pequeno (dizem que cabem 50 Disneylands dentro da Disney World), caminhávamos rapidamente de uma parte a outra do parque no horário de entrada do brinquedo.

Além disso, penso que a Disney World em Orlando é tipo uma viagem-destino, você sai de férias para viver aquilo todos os dias. Já a Disneyland na Califórnia é uma parte da viagem. Aquele momento especial de fantasia para as crianças (e adultos também vai…) dentro de uma viagem que tem muito mais coisas – no nosso caso Los Angeles e Hawaii.

Agora, falando de comida, que é realmente a minha praia, o que funcionou pra gente:

• começar o dia com o café da manhã reforçado da Minnie no Plaza Inn, as crianças já encontram vários personagens e entram no clima
  • sentar para provar os snacks temáticos várias vezes ao longo do dia, tipo mini descansos: algodão doce, pretzels, corn dog, pipoca, chocolate quente e até pirulito (🙈)
  • jantar pizza no quarto do hotel quando todos já estavam acabados! Ficamos uma noite no Grand Californian Hotel que fica grudado com os dois parques (2 minutos de caminhada).

Ficamos dois dias na Disneyland, sendo um dia no parque principal e um dia no California Adventure (um parque lindo demais, inclusive) e foi o suficiente para as crianças ficarem fascinadas, sem os adultos ficarem acabados! 😂

Um passeio rápido que fizemos no último dia de Los Angeles e que marcou demais as crianças: fomos conhecer o ônibus espacial Endeavour que fica dentro do California Science Center. Incrível ver pessoalmente essa nave que teve 25 missões completas ao espaço! Vale a pena!

Da Disneyland direto para o Hawaii. Mas não qualquer Hawaii: pense toda a magia da Disney em uma ilha paradisíaca do Hawaii. Minha escolha foi o Disney Aulani, um hotel incrível da Disney, que tem parque aquático, personagens e toda a magia Disney ao estilo polinésio, com a vibe única do Hawaii. Foi no hotel, inclusive, nosso primeiro lū’au verdadeiro. Que experiência!!!! Estou fascinada até agora com o Ka Wa’a Lū’au – um luau super concorrido na ilha, que inclui recepção com flores, Taro Pounding, tatuagens havaianas temporárias, aula de ukulele, música, hula e comida tradicional!

Foi um mergulho na cultura e gastronomia havaianas que nos ensinou tanto sobre esse pedaço de paraíso, mostrando o real significado de alguns “clichês” que estamos tão acostumados…

LŪ’AU – o que pra gente virou um luau à noite toda na praia com música e fogueira, aqui, o original, é uma comemoração com música sim, mas com as comidas tradicionais e hula. Lū’au é sinônimo de festa, e eles fazem para casamentos, aniversários, batizados… sempre começa ao pôr-do-sol e dura de 3h a 4h.

HULA – a gente logo pensa “hula hula” com havaianas dançando sorrindo com flores, certo? Bom, o nome correto é apenas hula, é uma dança muito antiga, que era usada para contar histórias e passar tradições em tempos sem escrita ainda que segue com a mesma função hoje em dia. A dança em si é super complexa e com mil regras, podendo ser inclusive bem triste quando lembram de seus ancestrais.

OHANA – todos nós aprendemos Ohana com Lilo & Stitch, né? E para os havaianos família é tudo! E não só a família próxima, de sangue. Todos com quem há um laço sentimental se tornam Ohana, família.

ALOHA – o cumprimento dos surfistas, era isso que eu sabia sobre Aloha. 🤦🏻‍♀️ Aloha significa sim olá e tchau, mas tem uma carga emocional enorme junto da palavra. Quando você diz Aloha para alguém, está compartilhando sua energia com aquela pessoa, trocando amor, paz e compaixão. Dizer aloha é se importar com o próximo! ❤️

Voltando para a gastronomia, o que você pensa quando lê comida do Hawaii? POKE?? Acertou!! Tem poke pra todo lado por lá, mas, como todo prato original, ele é muito mais simples: atum, temperos e no máximo um avocado junto. No hotel eles fazem essa versão com nachos, que já é “moderninho”, mas uma delícia! Comi uns 3 dias de almoço!

Aliás, o atum do Hawaii, ou AHI pra eles, é divino! Eu mesma nunca curti muito atum, até comer o havaiano. Virou meu peixe favorito. O Hawaii tem muita influência japonesa, então comer ótimos sushis e sashimis é fácil (e se for comer no hotel da Disney o Wasabi vem em formato de Mickey 😂). Uma das melhores formas de achar a comida tradicional polinésia é participar de um luau. No que fomos experimentei POI, feito com uma raíz parecida com batata doce, a taro, LOMI LOMI, um salmão preparado quase como poke mas que leva tomates e pimentões, e KALUA PUA, porco assado lentamente que dá pra comer de colher praticamente. Tudo regado à Mai Tai, Blue Hawaii e Lava Flor, os drinks clássicos havaianos!

Já no café da manhã, precisa comer LOCO MOCO, a comfort food dos nativos: hamburguer com ovos fritos por cima, sobre um arroz temperado com linguiça portuguesa e regado com molho gravy. DELICIOSO! Já o MANAPUA vem da influência chinesa, tem cara e gosto daquele pãozinho chinês, mas geralmente vem recheado. Eles fazem uma versão infantil no menu degustação do hotel com hamburguer e queijo dentro.

Agora, sendo realista, experimentar a comida tradicional havaiana requer foco. Como o Hawaii teve, e ainda tem, muitas influências internacionais, nas listas de melhores restaurantes tem vietnamita, chinês, japonês, americano… Mas, vocês sabem bem, EU VIAJO PRA COMER, e acho que a comida é a melhor forma de conhecer realmente o país que estamos visitando, então, vale deixar de lado a tentação de comer hamburguer e pizza e se jogar no poke!

Fui embora do Hawaii levando na memória experiências únicas e muito especiais. Além de tudo que falei, ainda passamos um dia delicioso em Lanikai Beach, provavelmente a praia mais bonita de Oahu; curtimos o nosso primeiro menu degustação de 5 pratos com as crianças no restaurante Ama Ama dentro do hotel, cruzamos com personagens Disney pelo hotel, de surpresa, deixando tudo mais mágico, visitamos Pearl Harbor e entendemos o tamanho do ataque que sofreram, e notar a ironia: o Hawaii é lotado de japoneses hoje em dia; visitamos Waikiki Beach, achei a cara de Miami Beach e voltei pro hotel feliz com a escolha de ficar em Ko Olina, no Disney Aulani; experimentei o drink havaiano Lava Flow e concluir que gosto dele tanto quanto de Piña Colada (meu favorito!)

Viajar para o Hawaii é muito, mas muito mais do que conhecer uma ilha no paraíso e ficar num hotel legal. O Hawaii te envolve de um jeito… impossível não se apaixonar! Difícil foi voltar para a realidade quando as férias acabaram! Aloha! 🤙🏻🌸