122
Muita comida boa. Especialmente no País Basco, último destino da viagem. Pois é, a França ficou para trás. Cheguei a ficar triste por algumas horas, acreditam? Mas… Assim que cheguei no restaurante Akelare, o baixo astral passou rapidinho!
Um dos clássicos restaurantes de San Sebástian, mas que de clássica, a comida não tem nada. Agora, de criativa, leve, saborosa e divertida tem muito! Com vocês, algumas criações do chef Pedro Subijana.
Kit de Boas Vindas
Imitando os produtinhos de hotel, foi o prato mais estranho, e ao mesmo tempo mais divertido, que já comi.
O gel é de tomate e abacate. A esponja é um biscoito de cebola, para comer junto com o gel. O saquinho de sais de banho, que vai diretamente à boca, é feito de gelatina transparente com recheio de farofa de camarão.
O potinho de creme é na verdade queijo cremoso regional. E o que parece um enxaguatório bucal é um cocktail!
Foie Gras com “Sal & Pimenta”
Este prato chega na mesa somente com os dois escalopes de foie gras. O garçon vem gentilmente comunicar que vai finalizar na mesa, com sal e pimenta.
Daí acontece o inesperado: ele coloca muito!!! Aproximadamente 4 colheres de chá de sal e mais umas 2 de pimenta. Diante da minha cara de choque, ele começa a rir e explica.
O que parece sal, é na verdade açúcar em escamas e o que parece pimenta são flocos de arroz. Ufa…
Leite e Uva, Queijo e Vinho
Uma brincadeira com a evolução dos produtos. Começa-se pela direita, com leite de ovelha coalhado, em forma sólida. O próximo é requeijão em farelos. Na sequência, queijo Quark, que até agora não sei o que é.
Depois, o favorito do marido, queijo da região semi-curado com geleia de vinho. O penúltimo é a recriação de uma uva, mas com recheio de queijo cremoso, que explode na boca! E por fim, o meu favorito, sorvete de gorgonzola! Já estou com ideias para reproduzi-lo aqui em casa…
Cerejas
Não se engane. O que parecem simples cerejas carnudas, são uma deliciosa sobremesa de creme de cerejas e Kirsch. recheando as cascas de cereja.
A farofinha embaixo é de baunilha.
Eu, tiete
Depois de tudo isso e mais um pouco (foram 9 pratos, escolhi os mais interessantes para vocês), quando o chef veio na mesa, nem pensei duas vezes: fotinho!
Simpático o velhinho, né?
6 comentários
Mas que delícia de viagem, hein?
Aproveitando a passagem, quero te convidar para a promoção Nossa Cozinha em parceria com a Maribo, que vai premiar as 4 melhores receitas com kits de geléias e licores.
Abraço!
Uau, cozinha molecular… sempre quis provar, imagina aí na Espanha… top!
Beijos!
Que legal.
Acabamos de voltar de lá e não fomos ao Akelare.
Em compensação fomos ao Mugaritz e ao Berasategui.
Que lugar, né não?
Meninas, cozinha molecular pode ser muito divertida, vale a pena experimentar!
Edu, não acredito que vc conseguiu o Mugaritz! Tentei muito, mas como não consegui, encaixei o Berasategui no lugar. Mas a cozinha do Akelare foi a que mais me surpreendeu. abs
Edu e Bruna, PODEROSOSISSIMOS vcs os 2 🙂
E eu aqui tão perto e tão desconhecedora do que se passa alem fronteira… aliás, qdo é que vcs vem em visitar e provar nossos bons restaurantes portugueses?
Incrível! Simplesmente assim…
beijos!