25
O alho é tão popular, que houve uma época em que se acreditou que ele afugentava os maus espíritos! Talvez tenha vindo daí a lenda dos vampiros… Com ou sem folclore, o alho é amplamente usado em várias cozinhas: chinesa, cajun, francesa, italiana, coreana, mediterrânea, mexicana, marroquina, tailandesa, vietnamita e no oriente médio. Ou seja, pode-se usá-lo em praticamente tudo!
Apesar de muito popular, eu sei que este é um tempero polêmico, pois não existe meio-termo, ou você o ama ou o odeia. Claro que eu amo usar alho em tudo, acho que vem de família, minha mãe sempre tem alho picado na geladeira e faz um arroz simplesmente perfeito com ele. Se você o odeia, sugiro que dê uma segunda chance. Ele adiciona um sabor único ao prato e é muito fácil de usar!
Aliás, este é outro ponto, como utilizar. Embora tradicionalistas da cozinha defendam o uso do alho fresco, picado ou esmagado na hora, na maioria das vezes eu acabo optando pela praticidade no dia-a-dia: compro um potinho de alho picado e mantenho na geladeira. Ele dura bastante tempo e perde apenas um pouco em sabor, se comparado ao fresco. Mas ainda assim acho que no final, vale a pena.
Existem várias utilizações clássicas para o alho, como no arroz tradicional ou em molho de tomate, mas sempre dá para ousar um pouco mais:
-
alho + maionese (famoso molho francês chamado Aioli)
-
alho + tomilho + cordeiro
-
alho + bacon + frango
-
alho + peixe frito
-
alho + queijo parmesão + pão
Faça em casa: Confit de Alho
Asse em fogo médio (160°C) uma cabeça de alho inteira, untada com manteiga ou azeite, por aproximadamente 1 hora. Retire do forno e sirva com pele e tudo. Se preferir, retire a pele e esmague o alho em um purê, para acompanhar carnes.