27
O outono é uma alegria pra mim. Significa o fim do calor do verão, e a proximidade do friozinho do inverno, que amo tanto. Cozinhar no outono então, é melhor ainda! A cozinha fica mais fresquinha e uso sem medo o forno e o fogão juntos! O que é um pouco desanimador no auge do verão…
Mas além de aproveitar a temperatura agradável, é hora de utilizar os melhores produtos da estação! Sempre tive dúvidas sobre os ingredientes de cada época, pois com tantos agrotóxicos sendo utilizados, a gente acha praticamente tudo o ano todo! Por isso, para ajudar com as dúvidas de todo mundo, selecionei alguns produtos que estão no auge, de hoje até junho:
Espinafre – fica melhor se cozido rapidamente, então, para usá-lo, escalde as folhas em água fervente, escorra imediatamente e as esfrie em uma tigela de água gelada (este processo se chama branquear), pressione para retirar todo o excesso de água e reaqueça na última hora, com uma colher de manteiga. Fica ótimo em sopas cremosas ou sobre peixes e carnes.
Beringela – fica ótima recheada, frita, grelhada, assada, cortada em cubinhos, etc. Uma receita rápida e deliciosa é o chamado caviar de beringela: asse-as embrulhadas em papel alumínio até ficarem macias, retire-as do forno, pique e misture com tomates picados, coentro e azeite.
Abobrinha – como ela tem bastante água, a melhor opção é refogar em azeite. Fica uma delícia em um risoto com bacon. Ou grelhe as fatias finas e enrole em queijo de cabra para servir na salada.
Cogumelo-porcini – deliciosos, ficam excelentes assados, grelhados ou refogados. Experimente fazer um risoto somente com ele e queijo gruyère.
Maçãs – aproveite o frescor delas e façar a famosa Tarte Tatin francesa: corte as maçãs em meia-lua, disponha-as de forma harmoniosa em uma forma, cubra com açúcar caramelado e com massa de torta. Asse por 40 minutos. Desenforme de forma que as maçãs fiquem para cima.
Peras – com elas faça uma sobremesa rápida e deliciosa, Peras ao Vinho: cozinhe as peras, sem casca e sem miolo, em uma mistura de água, vinho tinto, açúcar, cravo e canela, em fogo alto até ferver, depois passe para fogo baixo por mais 50 minutos. Sirva com o molho do cozimento.
Enfim, priorize os produtos da estação! Você não só comerá ingredientes garantidamente frescos, como aproveitará os sabores em sua plenitude!
Fotos: Pesquisa Google