37
Minha estação do ano favorita é o inverno. Amo os dias com sol, mas com aquele friozinho. O ar mais leve. Amo dormir cheia de cobertas. E acima de tudo, amo comer no inverno.
Sopas são tão leves quanto saladas, mas infinitamente melhores! Cozidos e ensopados são a cara da estação. Assados também. Pães, bolos, cremes e afins completam o menu.
E existem muitos ingredientes que atingem seu auge no inverno, sabia? Agora é hora de usar:
Batatas – melhor época para saboreá-las, embora estejamos acostumados a vê-la o ano inteiro. Para aproveitar o melhor sabor, o chef GordonRamsay sugere uma sopa creme apenas de batata, com lascas de trufas negras. Simples e perfeito.
Alho-poró – mesmo caso das batatas, está por aí o ano inteiro. Mas agora está melhor. Aproveite que os miolos estão durinhos e ótimos para uma sopa e ouse na combinação sopa creme de alho-poró com ostras fritas. O melhor da estação.
Ostras – não existe meio termo com as ostras. Ou você as ama, ou odeia. Fiz um curso no ano passado, onde cada aluno tinha que preparar 12 ostras, 6 in natura e 6 gratinadas. Só consegui apresentar as minhas gratinadas, porque as outras acabei comendo muito antes. Foi mais forte do que eu. Acho que isso explica o quanto eu gosto de ostras. Então, agora é a hora. In natura, apenas com um limãozinho, é perfeito. Gratinada em sua própria concha, com um bom molho béchamel e queijo gruyère, é pura luxúria.
Dica rápida de lugar: para quem for à Florianópolis, o Ostradamustem sido eleito o melhor restaurante de ostras do Brasil há anos.
Bacalhau – talvez o único peixe realmente associado ao inverno, ele tem mil e uma formas de preparo. Geralmente, utilizando o bacalhau seco, dessalgado, muitas batatas e azeitonas pretas. Mas dá para fazer diferente. Utilizar a posta fresca, grelhando a pele em uma frigideira bem quente para formar quase um “pururuca”, acompanhado de um purê de batatas com bastante alho.
Rabada bovina – já posso imaginar muita gente torcendo o nariz ao ler a indicação desta carne. O marido é uma delas, com certeza! Mas peço que reconsiderem. Ela é tão ou mais saborosa que o ossobuco, e mais barata. O ensopado tradicional pode parecer muito simples, então, vá de ragu de rabada, feito com um bom vinho tinto. Simplesmente sensacional (como de qualquer outra carne que venha com osso).
Maçãs – existe uma razão para ter tanta maçã do amor em festa junina, é a época delas! Aproveite para fazer muitos doces, mas se conseguir, faça pelo menos uma vez uma tarte tatin clássica, você não vai se arrepender!
Tangerinas – essas são mais difíceis de encontrar fora da época, portanto, tem que usar muito agora! Além do suco, que é uma delícia, use-as em pratos simples, mas deliciosos. Sugiro o consommé de clementinas com cogumelos frescos. Receita da chef Roberta Sudbrack, ou seja, boa demais!
E que venha o frio…