Pizza do chef Thomas Keller

por Bruna Leite
Já está mais do que na hora de falar da lista que anda movimentando o mundo dos restaurantes nos últimos tempos: The World’s 50 Best Restaurants (em tradução livre, os 50 melhores restaurantes do mundo). Essa lista é feita através dos votos de mais de 900 pessoas envolvidas com gastronomia no mundo inteiro.  Eu poderia falar de todos eles por horas, e fiquem tranquilos que com tempo eu falarei mesmo. Mas hoje quero falar de um chef em especial: Thomas Keller. Ele é o chef responsável do Per Se em Nova York e também do The French Laundry na Califórnia (atualmente na posição 43). Ele tem foco em ingredientes bons, servidos com simplicidade e com sabor acentuado! Pra quê melhor?
E para quem se convenceu de que é super difícil reproduzir receitas estreladas em casa, o livro The French Laundry Cookbook acaba de vez com essa lenda. Receitas fáceis, saborosas e muito charmosas! Estou apaixonada por esse livro! E para inaugurar, resolvi fazer a interpretação de pizza do chef. Ele adora tomates e adora pizza, mas acha que a massa de pizza é um pouco “grosseira” para um restaurante estrelado, então, ele resolveu usar massa folhada no lugar (não reparem na quantidade de azeite da foto, exagerei um pouquinho)!
 
Pizza do chef Thomas Keller
Ingredientes
5 tomates italianos
1/2 pacote de massa folhada
1/2 xícara de tapenade de azeitonas pretas (como esta aqui)
azeite
vinagre balsâmico
tomilho fresco
manjericão fresco
sal e pimenta
Como fazer
Comece pelos tomates, fazendo pétalas com a técnica francesa clássica. Retire, com uma face pequena, a tampinha do tomate e faça uma cruz na outra extremidade, conforme a foto abaixo.
Em seguida, coloque-os em uma panela com água fervente por aproximadamente 20 segundos.
Imediatamente mergulhe-os em água fria.
Depois disso, é só retirar as cascas com as mãos mesmo, vão sair bem fácil!
Corte então cada um em quatro partes, retire as sementes e coloque-os sobre uma assadeira com papel alumínio untado com azeite. Tempere com sal, pimenta, tomilho e mais um pouco de azeite por cima. Asse por 1 hora em forno pré-aquecido a 180 graus.
Enquanto isso, prepare a massa folhada abrindo e cortando no formato que você preferir. Eu cortei em retângulos com as bordas viradas. Fure várias vezes a massa com um garfo e reserve na geladeira.
Quando os tomates ficarem prontos, monte a “pizza” com a massa por baixo, tapenade por cima e os tomates para finalizar. Asse por 30 minutos no forno pré-aquecido a 180 graus.
Enquanto assa, faça um vinaigrette com azeite, vinagre balsâmico, folhas de manjericão fresco, sal e pimenta. Deixe marinando na geladeira.
Jogue o vinaigrette por cima da “pizza” um pouco antes de servir.

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.