Você usa o óleo certo?

por Bruna Leite
Nas prateleiras do supermercado, inúmeras opções. Na cozinha, várias utilidades. E para juntar os dois, confusão… Demorei um tempo até chegar aos meus óleos favoritos para cada utilidade, mas hoje em dia não erro mais.
Divido com vocês os meus favoritos:


PARA FRITAR 
Sempre uso o óleo de amendoim. Ele tem um ponto de fumaça maior que os demais óleos, atingindo até 230°C, o que mantém sua composição mesmo nas altas temperaturas. Além disso, tem vitamina E

PARA ASSAR
O óleo de girassol é o que uso para adicionar aos muffins, bolos e pães. Mais leve que o de soja e rico em ômega-6, ele se danifica sob a alta temperatura do fogo direto, mas vai super bem no forno.







PARA SALADAS E MOLHOS 
Aqui uso sempre o clássico, azeite de oliva. Às vezes, gosto de variar um pouquinho e uso óleo de abacate, abóbora, nozes, avelã ou semente de linhaça. Todos perdem suas propriedades nutritivas se submetidos à altas temperaturas, portanto, a melhor forma de degustá-los é em saladas ou molhos mesmo.
CURINGA
Na falta de alguma das opções acima, recorro ao óleo de canola. Rico em ômega-3 e baixo em gordura saturada, ele tem ponto de fumaça um pouco maior do que o azeite de oliva. Ao mesmo tempo, é saboroso para ser usado em saladas e molhos.



Importante: Óleos estragam facilmente. Para prolongar a validade, dê preferência à opção em lata. Caso não tenha disponível, guarde-os em lugar arejado e ao abrigo de luz

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.