Viajar é sempre uma delícia. Seja para o outro lado do mundo, ou até a praia mais próxima. Mas para nós, gourmands, gourmets, comilões, não basta só viajar, tem que ter uma comida boa também. Se for típica e única, melhor ainda! Então, que tal incrementar a viagem incluindo um museu dedicado à gastronomia? Eles são pequenos, bem organizados e muito interessantes. E para completar, alguns têm comidinhas no final…
1. Musée du Vin – Paris, França
O Museu do Vinho parisiense reúne há 30 anos garrafas e objetos históricos relacionados ao vinho. Hoje são mais de 2000 itens!!! E ainda está do ladinho da torre Eiffel em Paris, imperdível!
2. Museo del Prosciutto di Parma – Langhirano, Província de Parma, Itália
Dedicado ao estudo do famoso presunto italiano, desde a época romana. Fica situado em um antigo mercado de carnes. A visita termina com uma degustação de prosciutto (claro!) e vinhos locais.
3. Museo del Salame di Felino – Felino, Província de Parma, Itália
Outro delicioso museu na Itália, muito próximo do de Prosciutto. A sede do museu é dentro do Castelo di Felino, o que já seria sensacional, mesmo que não tivessem dezenas de salames fresquinhos lá dentro!
4. Museo del Pomodoro – Collecchio, Província de Parma, Itália
Mas é claro que os italianos teriam um museu dedicado ao tomate! Também muito próximo dos museus do salame e do prosciutto, ele completa o circuito italiano de museus gastronômicos.
5. Museum der Brotkultur – Ulm, Alemanha
Com foco nos 6.000 anos de história do pão, o museu possui mais de 18.000 itens em exposição. Inclui os diversos métodos de preparação e suas mudanças ao longo do tempo, o papel cultural e social dos pães e uma biblioteca com milhares de títulos à disposição.
6. Museu da Gastronomia Baiana – Salvador, BA
É o primeiro museu voltado à gastronomia na América Latina. Possui vários painéis e fotografias dedicadas à explicar a história, cultura e sincretismo religioso da Bahia, através de seus pratos. E para quem ficar com água na boca, o restaurante em anexo tem no cardápio os principais quitutes baianos!
7. Museu da Gastronomia Brasileira – Rio de Janeiro, RJ
Ainda está em fase de projeto, mas a ideia parece interessante. Serão várias mesas, com mais de 30 pratos típicos reproduzidos, divididos por região. Agora é torcer para sair do papel…
Quem já conhece algum desses?