Meus favoritos em Paris

por Bruna Leite

Quando surge a oportunidade de passar 5 dias em Paris, a gente não nega, né? Bom, o foco todo da viagem relâmpago para a França era buscar mais inspiração nesse processo de abertura do meu bistrô, o Petit Petit. Já adianto que consegui, com sucesso! E essa inspiração toda viria de dois tipos de lugares: alguns nomes clássicos e alguns novos na categoria “bistronomie”.

Falando em bistronomie, acho que não existe nada mais parisiense do que os bistrôs. Eles são praticamente um estilo de vida, aquele lugar para encontrar com amigos, amores ou mesmo ninguém, só sentar e curtir um prato tradicional francês, tomar um vinho ou drink, ver o movimento da rua e pagar pouco por isso. Bistrôs tradicionalmente não são caros!

Há alguns anos, uma junção dos bistrôs com a gastronomia, pelo chef Yves Camdeborde do Le Comptoir du Relais, fez surgir um movimento novo em Paris: a Bistronomie. Em resumo, grandes chefs fazendo comida a preços acessíveis, em um ambiente menor (20 a 40 lugares), aconchegante e charmoso. É a alta gastronomia simplificada. Demais, não é?

E como é exatamente isso que quero fazer no meu bistrô aqui em São Paulo, fui para Paris com uma bela lista de lugares a visitar. Felizmente consegui conhecer quase todos! E indico cada um deles, valem muito à pena:

  1. @buvetteparis – tartines maravilhosas em um ambiente muito cool
  2. @loffice_ – melhor beef wellington de Paris!
  3. @holybelly19 – só serve café e almoço, tudo delicioso em um ambiente atual
  4. @yardparis – jantamos satisfeitas só as entradinhas incríveis e o tiramisu no estilo Paris-Brest
  5. @lesfousdelile – o ovo perfeito existe, é o deles! E a linguiça trufada é dos deuses!

Agora, falando dos clássicos… A maior parte desses clássicos que amo fica no 6th arr., o bairro de Saint German de Prés. Meu lugar favorito para ficar e passear em Paris. Nosso hotel era o Pavillon Faubourg Saint German, que recomendo de olhos fechados pela localização, espaço dos quartos, estrutura, atendimento e charme! 😉

Fiquei feliz demais que mesmo com apenas 5 dias na cidade luz, consegui voltar em alguns dos restaurantes clássicos que eu amo tanto:

  1. @lesdeuxmagots – todos os pratos clássicos de bistrot, amo a terrine de foie gras deles
  2. @ralphlauren – o Ralph’s fica dentro da loja e tem um clássico hamburguer!
  3. @sipcafebabylone – no coração de Saint German tem um steak tartare divino!
  4. @lecafedeflore – outro clássico da rive gauche, tem que ir e sentar na mesinha na calçada!
  5. @les_avantcomptoirs – pra comer os melhores escargots da cidade!
  6. @pierrehermeofficial – disse nos stories lá do Instagram e repito aqui, o melhor macaron da França não é da Ladurée, é dele! 😉

E, por fim, recebi muitos pedidos de dicas para os grandes restaurantes estrelados de Paris. Dessa vez não fui em nenhum, mas como minha história de amor com Paris é muito antiga, já fui em quase todos e tenho meus três favoritos, todos com estrelas Michelin:

1. Pierre Gagnaire *** – meu jantar de formatura da Le Cordon Bleu foi lá, conhecemos o chef e tive uma das melhores refeições da vida. Recomendo de olhos fechados!

2. Alain Ducasse au Plaza Atheneé *** – chique, como dizem meus filhos. O mais clássico dos clássicos, para se sentir uma princesa e comer MUITO bem!

3. L’Atelier de Joel Robuchon ** – amo amo amo esse chef, sou fã de carteirinha do legado que ele deixou pra cozinha, me emociono só de entrar nos restaurantes dele. Sentar no balcão e curtir o menu degustação perfeito é uma das melhores experiências culinárias da vida!

Paria realmente é uma festa, da gastronomia! 🥰❤️

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.