O passo a passo que tanto me pedem: o da minha maionese! Que não é minha, é da minha mãe. E antes de ser dela, é um molho francês, dos clássicos “molhos-mãe” que dá origem a vários outros molhos. E eu contei tudo isso porque tem relevância em um detalhe nessa receita…
Na versão da minha mãe, cozinha 4 batatas com um ovo, até espetar um garfo e ele sair fácil das batatas. Descasca e pica, junto com a clara do ovo cozido. Já a gema ela junta com uma gema crua e começa o molho. Na versão francesa isso não existe, as gemas são sempre cruas. A diferença é que a gema cozida traz mais estabilidade para a emulsão = fica mais difícil “desandar a maionese”. Se estiver confiante ou se esquecer de cozinhar o ovo, pode fazer só com as gemas cruas, sem problemas. Se desandar, é só adicionar mais uma gema crua no molho e continuar misturando com um fouet que ele volta! 😉
Agora vamos para a receita que eu já gastei dois parágrafos só cotando histórias sobre a maionese:
INGREDIENTES
4 batatas inglesas
1 ovo caipira cozido
1 gema de ovo caipira crua
2 colheres de sopa de mostarda amarela
1 colher de sopa de vinagre
óleo vegetal até emulsificar
Cozinhe as batatas e o ovo em água. Quando cozidas, descascar e picar, assim como a clara do ovo. Junte a gema cozida com a gena crua, a mostarde e o vinagre, misture bem. Enrole um pano de prato ao redor do bowl para ele não sair do lugar, com uma mão mexa o fouet e com a outra vá adicionando o óleo. O ponto certo é cremoso! Deixe pra acertar o sal no final.
Ela fica amarelinha assim pelos ovos caipiras e o toque da mostarda 😉