Orgulhosamente apresento à vocês o meu GUIA das capitais gastronômicas da América Latina! Está com viagem marcada para algum destes lugares e não sabe onde comer? Aqui estão os lugares imperdíveis em cada uma dessas cidades, todos testados pessoalmente, reunidos em uma só lista!
5. BUENOS AIRES, ARGENTINA
Os hermanos não estão muito bem das pernas econômica e politicamente, mas nem por isso deixam de comer bem… A parrilla continua sendo o cartão de visitas do país, e hoje em dia a melhor está no La Cabrera. Considerado por muitos o melhor restaurante espanhol da cidade, o Oviedo também tem a melhor carta de vinhos. O Tomo1 disputa a primeira posição com pratos locais e ingredientes frescos. Sendo o mais tradicional dos cafés porteños, desde 1848, o Tortoni é imperdível. Passe nem que seja para visitar. Agora se exclusividade é o que você quer, reserve o ARAMBURU. É um tipo diferente de restaurante, conhecido por lá como “puertas cerradas“, só atende um número limitado de pessoas, com reserva e sem oferecer um menu. Tudo sai da cabeça do chef no dia!
Foto: La Cabrera.
4. BOGOTÁ, COLÔMBIA
Esqueça Cartagena, a cidade é bonita e tal, mas a comida boa mesmo da Colômbia está na capital. Dois dias são suficientes para provar um pouco de tudo: arepa (panquequinha de milho), patacón (banana verde frita), empanada colombiana (com farinha de milho), tamales (tipo de pamonha recheada com carne), puchero (sopa de carne picante), pandebono (o pão de queijo deles, mas com farinha de milho), e tantas outras mais… A maioria você encontra no Harry Sasson, o restaurante mais tradicional do país, imperdível. Para uma alta gastronomia colombiana, vá ao Criterión. E para as inovações, o El Cielo. Almoço de domingo antes de volta? É no Club Colômbia.
Foto: Club Colômbia Restaurante.
3. SANTIAGO, CHILE
Nossos vizinhos sabem comer bem, é indiscutível. E com o pacífico banhando a costa, os peixes e frutos do mar não poderiam ser melhores. Além disso, ainda tem a cordilheira próxima de Santiago, deixando a temperatura ideal para a produção de vinhos. Ou seja, espere boa comida e bons vinhos. Hoje, o melhor restaurante do país é o BORAGÍ, mas o OSAKA chega junto e não faz feio. Qualquer um dos dois será ótimo! Já as melhores sobremesas do país estão no Ambrosía. Jantar no Aquí Está Coco é uma delícia e muito divertido! O restaurante é decorado com objetos trazidos do mundo inteiro, a centolla (caranguejo gigante) é deliciosamente fresca e a visita à adega no subsolo fecha a noite com chave de ouro. Para um almoço preguiçoso no final de semana, a Viña Santa Rita é a melhor opção. Imagine-se almoçando na “casa grande” da fazenda e depois tomando o cafezinho tranquilamente na varanda, olhando as viñas…
Foto: Aquí Está Coco.
2. LIMA, PERU
Em Lima, restaurantes imperdíveis, com comida digna de várias estrelas. O talk of the town do momento é o restaurante CENTRAL. Tem que ir. O segundo lugar fica com o Astrid y Gastón, onde o chef Gastón Acurio favorece os ingredientes locais, no chamado estilo novoandino. Jantar no Huaca Pucllana é diferente. Não só pela comida, deliciosa, mas também por estar dentro de um sítio arqueológico pré-Inca. O La Mar, apesar de termos uma filial em São Paulo, vale a visita. O clima é relaxado, totalmente diferente, e muito melhor! O Pescados Capitales faz um trocadilho com os pecados capitais e é assim que nomeia os seus principais pratos. Como o prato inveja, contendo um enorme linguado sob purê de batatas.
Foto: Central.
1. RIO DE JANEIRO, BRASIL
O nosso Rio de Janeiro do coração não poderia ficar de fora desta lista, não é? A cidade está fervendo com as novidades gastronômicas. Mas antes de se jogar no novo, conheça os clássicos incontestáveis. No Roberta Sudbrack tem um menu degustação que muda todos os dias, de acordo com os ingredientes disponíveis no mercado. No Óro, do chef estrela Felipe Bronze, todas as novidades da cozinha molecular, com direito a nitrogênio na mesa! No Le Pré Catalan e no Fasano AL Mare, as cozinhas francesas e italianas, respectivamente, apresentadas em sua melhor forma. Carnes perfeitas no restaurante dos chefs Claude & Thomas Troisgros, o CT Boucherie. Dos mesmos chefs, o T.T. Burguer tem o melhor sanduíche da cidade! Já para o chope depois da praia, não tenha dúvida, vá para o Jobi.
Foto: T.T. Burguer.
E boa viagem!