SEMANA GREGA

por Bruna Leite

Lógico que voltei da Grécia doida para cozinhar tudo em casa! 🇬🇷 Foi uma semana deliciosa relembrando a viagem com as comidas favoritas que conhecemos por lá. Comecei com uma receita antiga, que até a minha avó fazia, de pimentão recheado com arroz. Experimentamos Yemista em Atenas, no tour gastronômico que fizemos com um guia grego local e foi tão sucesso que tive que fazer em casa! 

Fiz a versão vegetariana para nossa segunda sem carne, cozinhei arroz com cebola, alho e cenoura ralada. Parei a cocção um pouco antes de ficar al dente, recheei os tomates caqui e os pimentões verdes com esse arroz, levei ao forno com batatas, azeite e salsinha, tirei quando douraram, uns 45 minutos. Pronto, Yemistas para o jantar! 

O segundo jantar foi Salada Grega + Pastitsio (basicamente uma lasanha de macarrão, segundo Aliçoca). Tudo muito fácil de fazer! A Salada Grega tradicional leva tomate, pepino, cebola roxa, azeitonas pretas, pimentão verde, queijo feta, orégano e azeite. Eu só não coloquei o pimentão verde. O jeito certo é servir com o queijo feta inteiro por cima, temperado com o orégano e azeite. As crianças amaram “quebrar” o queijo na hora de comer!

Para o Pastitsio, que realmente me parece uma lasanha de macarrão, você precisa ter o macarrão cozido, molho bolonhesa e molho béchamel prontos. O unico detalhe do bechamel é que ao final eles adicionam queijo kefalotiri ralado (duro, amarelo, de leite de ovelha, curado e salgado – substituí por queijo canastra curado). Aí é montar com metade do macarrão embaixo, bolonhesa no meio, restanfe do macarrão, bechamel por cima. Deixei um pouco do queijo canastra ralado para finalizar e dar o douradinho. Uns 40 minutos de forno e pronto! 

O meu jantar favorito nessa nossa semana de saudades da Grécia! Incrível como as crianças lembram do momento exato em que comemos cada coisa assim que veem os pratos! Vira um jantar de lembranças, deixando a viagem ainda viva! Recomendo, viu? Essa da foto era a minha salada favorita, que comi umas 5 vezes lá: Salada Cycladiana, com tomates, carob rusks que são torradas de pão de alfarroba, queijo myzithra e pasta de azeitonas, originalmente. Fiz minha versão do pão com cacau (porque não consegui a farinha de alfarroba), o segredo é assá-lo duas vezes, usei ricota no lugar do queijo myzithra e azeitonas Kalamata no lugar da pasta de azeitonas, à pedidos do Gabriel que amou as azeitonas gregas. 

Comprei espetinhos de frango e kafta, pão sírio e molho grego Tzatziki de iogurte e pepino. Marido fez as carnes e esquentou os pães pincelados com azeite e foi só alegria na nossa noite grega. Mas não deixei ninguém quebrar os pratos no final, viu? 🤣

RECEITA PÃO DE ALFARROBA/CACAU
25g fermento fresco
Pitada de sal
250g farinha de alfarrob
250g farinha integral
½ colher de cha de acucar
1 ½ xicara de agua morna

Mistura tudo, sova uns 10 minutos, deixa crescer, modela no formato da foto, deixa crescer mais um pouco, assa por 1 hora. Separa em fatias, assa por mais 1 hora em forno baixo para secar e virar torradas. Prontinho! 

E a última receita foi feita no fim de semana pelas crianças: Mosaiko. Basicamente uma palha italiana simplificada com chocolate derretido com manteiga e bolacha maisena quebradinha. Mistura tudo, enforma, leva para a geladeira por umas 2 horas para endurecer e está prontinho! 😉

Quando a gente sai da viagem, mas a viagem não sai da gente! 🇬🇷❤️

Postagens Relacionadas

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.