Quem viu o filme Chef e ficou morrendo de vontade de comer o sanduíche Cubano???
Eu fiquei! Mas confesso que era aquela vontade/curiosidade sem pressa… Fui deixando, deixando, até que chegou em casa um livro que eu estava esperando há um tempão: o Gran Cocina Latina (disponível na Amazon). É uma verdadeira bíblia da gastronomia da América Latina, com 900 páginas e incontáveis receitas, desde comida de rua até comida de vó. O livro é imperdível para quem quer se aprofundar não só na culinária brasileira, mas de toda nossa região!
Então, você já deve imaginar o que aconteceu… Juntei a fome (literalmente) com a vontade de comer. Rápida busca e pronto, estava com a receitas de um autêntico Cubano na mão!
Você não precisa de muito. O mais trabalhoso talvez seja o pão. Aqui em São Paulo eu não achei o pão cubano, feito com gordura de porco, o que o deixa levemente adocicado. Achei por bem substituir com um pão australiano, igualmente adocicado, só que com mel ou melado.
Aí depois vem a carne de porco. Você pode comprar um pedaço de lombo já cozido fatiado, ou, como eu, por assar um lombo por 2 horas e depois cortá-lo e finas fatias. Dá mais trabalho, mas também é muito mais gratificante! Vai dizer que não…
Além do pão e do porco, você vai precisar de queijo suíço (eu usei gruyère), presunto cozido, mostarda, manteiga amolecida e pickles de pepino. Tudo isso pode ser aquecido numa chapa ou na sua sanduicheira de todo dia. Para acompanhar comprei chips de banana, porque deu preguiça de fazer chips de banana-da-terra ou mandioca em casa… Já assei um lombo, né?
Los Cubanos
Ingredientes
1 pão australiano
4 fatias de lombo assado, em fatias
4 fatias de queijo suíço (gruyère)
4 fatias de presunto cozido
mostarda amarela
manteiga derretida
pickles de pepino
Como fazer
Monte o sanduíche, toste bem até derreter o queijo e o pão ficar crocante e sirva com chips de banana!
Simples, prático e muito cool