Quem gosta de comida e também gosta de filmes, já deve ter visto o filme Julie & Julia. Aquele onde a blogueira de Nova York (Julie) decide cozinhar em um ano todos os pratos do livro da Julia Child. Em um momento crucial do filme, ela tenta fazer o Boeuf Bourguignonne. Não dá certo na primeira vez, mas ela tenta de novo e fica uma delícia, apesar dos acontecimentos que envolvem o prato (não vou falar mais do que isso, se ainda não viu, corre alugar!).
Bem, esse prato é um clássico francês. Daquele servidos no interior, aos domingos, para a família inteira. O que significa que ele tem várias receitas, com pequenas variações de ingredientes. Mas todas com o mesmo modus operandi.
E por ser um dos meus favoritos, eu também já fiz de várias maneiras. A começar pela carne. Já usei patinho, coxão-mole e até coxão-duro. Mas o melhor é com músculo bovino. Também já testei vários tipos de vinho: uvas cabernet sauvignon, merlot e syrah. Mas com nenhuma outra fica tão bom quanto com a tradicional pinot noir, da Borgonha. Um toque de caldo de carne pronto é ótimo, mas adicionar dois pedaços de mocotó bovino é o melhor caldo de carne natural que existe!
Ah e nada de acompanhar com arroz branco, não, viu? Esse é um prato único, não precisa de mais nada!
Boeuf à la bourguignonne
Ingredientes
1 kg de músculo bovino
100g de bacon picado
2 cenouras médias, picadas sem casca
2 cebolas, picadas bem pequenas
2 colheres de sopa de farinha
2 pedaços de mocotó bovino
1 litro de vinho tinto, de preferência uva pinot noir
1 litro de caldo de cordeiro
1 bouquet garni (raminho de salsa, tomilho e louro amarrados)
300g de cogumelos paris inteiros
1 dúzia de batatas pequenas, descascadas
sal, pimenta e azeite a gosto
Como fazer
Doure a carne, temperada com sal e pimenta, no azeite.
Adicione o bacon.
Quando estiverem bem dourados, junte as cenouras.
Quando as cenouras amolecerem, misture a farinha e frite por mais 2 minutos.
Adicione então os pedaços de mocotó.
E o vinho.
E o caldo de carne com o bouquet garni.
Abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe por 3 horas. Na última meia-hora junte as batatas e os cogumelos Paris. Não se assuste se demorar a reduzir, é assim mesmo. No final, vai ficar mais ou menos assim…
Lembre de retirar o mocotó e o bouquet garni antes de servir. E já que é um prato clássico francês, capriche na apresentação!
1 comentário
Silvia Coelho