Antes de mais nada, feliz ano-novo queridos leitores! Pois é, você não leu errado não, eu tenho um projeto chamado Ferran Adrià. Mas antes de rir da minha cara, deixa eu explicar… Lá no início de 2012 eu comecei o ano com uma resolução: cozinhar um livro inteiro de “cabo à rabo”, do começo ao fim. Essa resolução acabou virando uma deliciosa obsessão que eu batizei de “Projeto Ferran Adrià”. Agora, durante as merecidas férias desta que vos fala, está mais do que na hora de re-publicar todas as receitas que me conquistaram. Vamos lá?

thefamilymeal

The Family Meal (A Refeição Familiar) é o livro do super chef Ferran Adrià, disponível na Amazon.com. O nome é uma referência às refeições cozinhadas no El Bulli para alimentar as 75 pessoas que faziam parte da brigada da cozinha, todos os dias. Por isso, o livro é organizado em 31 menus completos, com entrada, prato principal e sobremesa, perfeitamente harmonizados e balanceados!

Aí que entra minha resolução/momento Julie Powell (lembram do filme Julie & Julia?), quando decidi cozinhar as 31 refeições do livro em 3 meses! Foi uma viagem não somente pela cozinha do chef espanhol, mas também pela cozinha mundial, pois o livro é recheado de influências italianas, francesas, indianas, mexicanas… Então, queridos leitores, em janeiro vocês terão todos esses menus à disposição aqui no blog! Mas chega de falar, vamos logo ao primeiro menu!

Menu 1

Caesar Salad

Cheeseburguer & Potato Crisps

Santiago Cake

gourmandisme - mini hamburguer

Caesar Salad

Ingredientes

1/2 dente de alho, finamente picado

2 filés de anchova, finamente picados

1 gema

2 colheres de chá de vinagre de cereja (usei de framboesa)

3 1/2 colheres de sopa de óleo de girassol

20g de queijo parmesão ralado

1 cabeça de alface romana

30g de croutons (faça você mesmo, doure cubos de pão em uma frigideira quente regados com azeite)

20g de queijo parmesão ralado

Como fazer

Misture o alho, anchovas e gema. Aos poucos, e batendo sempre, acrescente o óleo. A textura deve ficar como maionese. Em seguida, misture o vinagre e o parmesão. Reserve. Pique o alface em tiras finas e misture o molho. Finalize com mais queijo ralado e croutons. Sirva na hora.

Cheeseburguer & potato crisps

Ingredientes

1/2 fatia de pão de forma, sem casca e em pedaços

2 colheres de chá de leite

250g de carne moída

1/2 ovo

4 mini pães de hambúrguer

2 colheres de sopa de azeite

2 fatias de queijo cheddar (usei o molho pronto)

1/2 pote de cebola crisp (não vai na receita original, é meu toque!)

1/2 pacote de batatas assada (gosto da Stax da Elma Chips)

sal e pimenta-do-reino moída na hora

Como fazer

Deixe os pedaços de pão no leite por 5 minutos. Em seguida, misture-os com a carne, ovo, sal e pimenta. Quando a mistura estiver uniforme, divida em 4 partes e molde no formato de hambúrguer. Cozinhe em uma frigideira quente, mas em fogo médio, virando apenas uma vez (3 min de cada lado para mal-passado, 5 min para ao ponto, 8 min para bem passado). Monte os sanduíches com a carne, molho de queijo e cebolas por cima.

gourmandisme - santiago cake

Santiago Cake

Não se assustem, ele fica assim baixinho mesmo, reparem que não vai fermento na massa!

Ingredientes

3 ovos grandes, de preferência caipiras

150g de açúcar

150g de farinha de amêndoas

1 pitada de canela

raspas de meio limão

manteiga e farinha para untar a forma

açúcar de confeiteiro para polvilhar

Como fazer

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte uma forma retangular com manteiga e polvilhe com farinha de trigo. Forre a base da forma com papel manteiga (facilitará a retirada do bolo depois). Bata os ovos com o açúcar por 5 minutos na batedeira. Adicione a farinha de amêndoas, canela e raspas de limão, misturando gentilmente com uma espátula. Coloque a mistura na forma e asse por aproximadamente 14 minutos ou até dourar. Remova o bolo da forma e corte em quadrados. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva.

Agora é com vocês, queridos leitores, gostaram?