E chegou ao fim, rápido como tudo que é bom na vida! Eu sei que é um clichê, mas parece que foi ontem que resolvi cozinhar todos os pratos do livro The Family Meal do super chef espanhol Ferran Adrià. Foram 31 menus93 receitasvárias adaptações e muito aprendizado.

A grande delícia de cozinhar esse livro foi viajar junto com o chef pelos vários países em que ele se inspira. Cozinhei pratos da cozinha mexicana, chinesa, tailandesa, francesa, italiana e espanhola. Descobri ingredientes que nem sabia que existiam e topei cozinhar coisas que nem gostava de comer. Me perdoem por usar mais um clichê, mas é a mais pura verdade: hoje sou uma cozinheira mais completa graças ao livro!

Agradeço a todos que acompanharam a saga e espero que tenham se inspirado tanto quanto eu! E para quem estiver se perguntando “o que vem agora?”, aguardem cenas dos próximos capítulos…

 

Menu 31

Codornas Recheadas acompanhadas de Batatas e Feijão Verde

Creme de Amêndoas

 

gourmandisme - codornas recheadas

 

Codornas Recheadas acompanhadas de Batatas e Feijão Verde

Acabei juntando a entrada com o prato principal e ficou com cara de PF. Mas não tem importância, porque o conjunto combinou super bem!

Ingredientes

4 codornas pequenas, aprox. 150g cada

100g de patê de fígado

4 colheres de sopa de mostarda

2 colheres de sopa de mel

1 colher de sopa de alecrim

1 colher de sopa de alho picado

2 batatas médias, cozidas e amassadas com manteiga e leite

1 lata de feijões verdes, cozidos

azeite, sal e pimenta

Como fazer

Pré-aqueça o forno a 180˚C. Tempere as codornas com sal e pimenta por dentro e por fora. Recheie-as com quantidades iguais de patê de fígado. Faça um molho com a mostarda, mel, alecrim e alho e esfregue bem por todas as codornas. Asse no forno cobertas com alumínio por 20 minutos, virando na metade do tempo. Descubra e asse por mais 5 minutos de cada lado, para dourar. Sirva com o purê de batatas e os feijões verdes.

 

gourmandisme - creme de amendoas

 

Creme de Amêndoas

Sendo muito sincera, lembrou muito o gosto de mingau. Não é ruim, mas acho que cairia melhor no café da manhã do que encerrando um jantar.

Ingredientes

120g de amêndoas

300ml de água

40g de açúcar

chocolate para a cobertura

Como fazer

Deixe as amêndoas de molho na água a noite anterior. No dia seguinte, processe as amêndoas com a água e o açúcar, até formar um creme. Refrigere até a hora de servir. Finalize com o chocolate derretido por cima.